Reunião do Comitê 'Young Reader' – Parte VI
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Já expus aqui o que está sendo feito em Luxemburgo, Suécia, EUA, Bélgica e França (Categoria ‘Notícias’).
Alemanha: Apesar de enfrentar uma exorbitante retração econômica, os jornais Alemães não diminuíram seus esforços para atingir os jovens leitores. Eles não iniciaram novos Projetos, mas também não pararam os que já existem.
Em North Rhine Westphalia, um dos 16 estados da Alemanha, todas as escolas de Ensino fundamental com alunos na faixa de 14-15 anos, poderão receber jornais gratuitos por dois meses graças a um projeto iniciado por editores naquela região. Todas as 53 editoras de NRW fazem parte desta ação. Quando um Projeto similar iniciou quatro anos atrás, o objetivo era beneficiar apenas estudantes em desvantagem, mas no escolar de 2010/2011 ganhou maiores proporções. De acordo com as últimas estimativas, as chances são do projeto beneficiar aproximadamente 240.000 estudantes entre 14-15 anos, que irão receber um jornal [individual] durante dois meses por mais de dois anos.
Como parte de um outro projeto, uma força tarefa está explorando uma plataforma onde as editoras possam divulgar informações sobre seus esforços, bem como conseguir informação de outros. O plano é montar uma equipe comercial, com uma ou duas pessoas, cujos salários serão pagos anualmente pelas editoras participantes. Pelo menos 30 a 50 empresas precisarão participar para que a ideia possa sair do papel.