Leituras indicadas
>> Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para transformar (Fundação Roberto Marinho). Disponível aqui.
>> Guias Crescer em Rede. Baixe aqui.
>> Revista Educatrix – Editora Moderna. Leia online.
>> A Escola Entre Mídias: Experiências e Conquistas (MultiRio, 2013). Baixe aqui. Com colaboração de Talita Moretto, no capítulo 3.
>> Territoriar – Educação Integral e as Práticas de Desenvolvimento. Link para baixar.
>>Clique aqui para baixar mais de 100 livros grátis sobre educação, comunicação, jornalismo, cultura digital e redes sociais.
>> Clique aqui e conheça 15 sites para baixar livros, de todos os gêneros, gratuitamente.
>> Guias Crescer em Rede. Baixe aqui.
>> Revista Educatrix – Editora Moderna. Leia online.
>> A Escola Entre Mídias: Experiências e Conquistas (MultiRio, 2013). Baixe aqui. Com colaboração de Talita Moretto, no capítulo 3.
>> Territoriar – Educação Integral e as Práticas de Desenvolvimento. Link para baixar.
>>Clique aqui para baixar mais de 100 livros grátis sobre educação, comunicação, jornalismo, cultura digital e redes sociais.
>> Clique aqui e conheça 15 sites para baixar livros, de todos os gêneros, gratuitamente.
>> A Amazon do Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente.
Bibliografia recomendada
>>ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Ler, Escrever e Pensar: Práticas de produção de textos a partir do hipertexto e da intertextualidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011
>>ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Práticas de Leituras para Neoleitores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
>>BARBOSA FILHO, André, CASTRO, Cosette, TAKASH, Tome (organizadores). Mídias Digitais – Convergência Tecnológica e inclusão social. Editora Paulinas.
>>BARZOTTO, Valdir Heitor; GHILARDI, Maria Inês (Orgs.). Nas telas da mídia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2002.
>>BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo, Global:2009.
>>BUCHT, C. & FIELITZEN, C. Perspectivas para a criança e a mídia. Brasília. MEC- UNESCO, 2001.
>>CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Democracia local e participação popular. Cortez Editora.
>>CASTELLS, M. A Sociedade em Rede, Editora Paz e Terra.
>>CASTELLS, Manuel. Poder da Identidade. Paz e Terra.
>>CAVALCANTI, Joana. O jornal como proposta pedagógica. São Paulo: Paulus, 1999.
>>COSTA, Ivanilson. Novas Tecnologias: desafios e perspectivas na educação.2011.
>>DA SILVA, Ezequiel Theodoro. Jornal na vida do professor e do trabalho docente. Editora Global.
>>DOWNING, John D. H.. Mídia Radical – Rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. Editora Senac São Paulo.
>>FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
>>FARIA, Maria Alice. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Editora Contexto.
>>FREINET, Celéstin. A Educação do Trabalho. Martins Fontes.
>>FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro, Wak Editora: 2008.
>>FREIRE, Wendel (Org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janiero: Wak Ed., 2008.
>>FREIRE, Wendel; RANGEL, Mary (Orgs.).Ensino-aprendizagem e comunicação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
>>GADOTTI, Moacir. O jornal na escola e a formação de leitores. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
>>HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Editora Dimensão.
>>MARANHÃO, Jorge. A Voz do cidadão – Mútua ajuda da cidadania. Editora Contra Capa.
>>MARCONDES. Beatriz; TOSHMITSU, Thaís; MENEZES, Gilda. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
>>MARINHO, Marildes (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2001. (Coleção Letras no Brasil).
>>MARTÍN –BARBERO, Jesús. La educación desde la comunicacíon. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002.
>>MARTÍN –BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
>>MEYER, Cybele. Inteligências na prática educativa. Editora IBPEX, 2011.
>>NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
>>PAVANI, Cecília. Jornal – Uma abertura para a educação. Editora Papirus.
>>PAVANI, Cecília; PARENTE, Cristiane; ORMANEZE, Fabiano (Orgs.). Educomunicação, redes sociais e interatividades. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2013.
>>RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
>>RODRIGUES, Juranice (org.). Vozes de Santos2. Editora Unisanta.
>> SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. (coleção “Como eu ensino). São Paulo: Melhoramentos, 2012.
>>SAYAD, Alexandre Le Voci. Idade Mídia: A comunicação reinventada na escola. São Paulo: Aleph, 2011.
>>SERRÃO, Margarida e BALEEIRO, Maria Clarice.Aprendendo a ser e a conviver. FTD/ Fundação Odebrecht.
>>SIERRA F, Introdución a la teoria de la comunicacíon educativa. Madrid, Sevilla Editorial, 2000.
>> SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulina, 2011.
>>SOARES, Ismar de O., Educomunicação: um campo de mediações, in Comunicações e Educação, 7 (2000).
>>TEDESCO J. C. O novo pacto educativo (educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna). São Paulo, Ática, 1998.
>>UNESCO/Instituto Ayrton Senna. Educação para o Desenvolvimento. São Paulo, Saraiva, 1994.
>>VALDERRAMA C. E., Comunicación y educación. Coordinadas, abordajes y travesías, Universidad Cenntral/Siglo del Hombre Ediciones, Bogotá, 2000.
>>WOLFE, Tom. Radical Chique e O Novo Jornalismo–O espírito de uma época em que tudo se transformou radicalmente, inclusive o jeito de fazer reportagem. Companhia das Letras.