Reunião do Comitê ‘Young Reader’ – Parte V
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Já expus aqui o que está sendo feito em Luxemburgo, Suécia e EUA (Categoria ‘Notícias’), conheçam agora os projetos da França para incentivar a leitura de jornal:
França: O conselheiro do Ministério da Cultura da França, contou para um grupo de repórteres que a iniciativa do governo de oferecer assinaturas gratuitas de um jornal por semana, pelo período de um ano, para jovens de 18 a 24 anos, provou que o jornal em versão impressa era ainda atrativo e vivo entre os jovens.Vincent Peyrègne, conselheiro do Ministro da Cultura e Comunicaçãoi, falou com emoção sobre o atual “Mon Journal Offert” (Meu Jornal Gratuito) projeto anunciado em Janeiro/2010. Dentro de quatro dias, a imprensa anunciava a extensão da iniciativa, jornais receberam 112.000 pedidos de assinaturas para o “Mon Journal Offert”.
Outros envolvidos na iniciativa do governo ficaram encarregados de providenciar o pano de fundo e discutir o progresso do programa desde que começou em 2005. Em 2006, 41 jornais locais se juntaram ao esforço para oferecer assinaturas gratuitas uma vez por semana por um ano. De 2006 a 2009, somente jornais locais estavam envolvidos, com 70.000 novas assinaturas. Mas, aproximadamente um ano atrás, jornais nacionais aderiram também. Já são 62 jornais envolvidos.
O governo oferece um subsídio de 5 milhões de Euros por ano para o projeto mas, para os editores não relaxarem com apenas isso, eles são motivados a investir na educação dos mais jovens. Para o conselheiro francês, os editores devem encarar isso como um assunto estratégico.
“Ouest-France”, um diário regional francês, usou essa visão do governo como um trampolim para fortalecer seu próprio compromisso com os jovens leitores. O jornal, considerado o mais lido no mundo, redobrou seus esforços com projetos cujo alvo é promover a democracia, encorajando jovens leitores de jornal a votar, e outros projetos que tentam atingir pessoas em todos os segmentos da sociedade com o objetivo de combater a fragmentação das classes sociais. A meta primordial foi criar um encontro semanal que motivasse os jovens a desenvolver o hábito de ler de jornal.
Analisando os resultados do projetro “Mon Journal Offer”, a companhia de pesquisa Patrick Klein fez uma enquete om 2.523 jovens para estabelecer o perfil dos assinantes ou daqueles que tiveram o interesse de assinar. A pesquisa mostrou que 42% dos jovens já eram realmente interessados no que estava acontecendo no mundo. Surpreendentemente, aproximadamente 62% estavam lendo jornal uma ou duas vezes por semana.