Reunião Comitê 'Young Reader' – Parte VII
Estamos chegando ao fim do relatório de encontro do Comitê Young reader, que aconteceu em 18 e 19 de outubro/2010, em Paris. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Conheça a iniciatiav da Associação de Jornais da Finlândia.
*Acompanhe as demais publicações sobre o encontro na categoria ‘Notícias’*
Finlândia: No dia 1 Setembro de 2010, a Finlândia lançou um projeto que dá aos filhos ou netos de antigos clientes a oportunidade de receber de presente a assinatura de qualquer jornal Finlandês por dois meses, em um novo endereço ou no local de estudo (escola, universidade).
O objetivo do projeto, que foi trabalhado por mais de um ano, era atingir jovens entre 16 e 24 anos, que estão se tornando adultos e saindo da casa dos pais. O pensamento é que mesmo que esses jovens estejam se mudando, eles ainda estão interessados em ler jornal, como faziam em casa. E ao invés de perdê-los neste estágio crucial de suas vidas, era melhor alcançá-los. O projeto também considerou fatores como: jovens que se mudando numa idade mais avançada e aqueles cuja situação financeira, mesmo tendo se mudado, não permite que eles possam pagar por uma assinatura de jornal, ou até mesmo que decidiriam que isso é um item doméstico essencial.
Armada com uma pesquisa sobre esse crítico estágio da vida, a Associação de Jornais da Finlândia convidou integrantes de editoras de jornal para participar do projeto. 53 jornais se juntaram à iniciativa, o que permitiu aos doadores, que podem ser os pais, avós ou amigos da família, oferecer as assinaturas gratuitas por dois meses. Jornais criaram uma página apenas para os pedidos e estão publicando vigorosamente uma campanha no impresso, online e em rádio. ‘Helsingin Sanomat’, o maior jornal na Finlândia, não participou desta vez, mas está interessado nos resultados.
Nos primeiros 10 dias de execução do projeto, jornais receberam 7.000 pedidos de assinaturas-presente. Depois de um mês, o número aumentou para 15.000. Os próximos passos já estão sendo analisados e incluem uma pesquisa de acompanhamento para saber quantas assinaturas-presente resultaram em assinaturas regulares pagas.