O portfólio digital pode ser usado na educação para registrar todo o processo de desenvolvimento de uma atividade ou projeto, valorizando a atuação do professor e a aprendizagem significativa do aluno 

portfolio-digital Portfólio é o nome dado ao conjunto de trabalhos de um profissional, organizado de forma que possa ser exposto.

É comum ouvirmos falar de portfólio profissional, geralmente feito em pastas (arquivo físico), onde as pessoas reúnem todas as suas produções para utilizar em entrevistas de emprego, por exemplo.

O que poucos consideram é que este formato de arquivo não fica restrito à esfera empresarial, mas trata-se de uma estratégia que pode ser muito valiosa na área educacional.

Quando olhamos para maneira como funcionam as instituições de ensino, percebemos que é comum o professor – ou a equipe pedagógica – manter um arquivo com alguns trabalhos dos alunos e, principalmente, com os planos de aula. Então, a proposta é, ao invés de manter arquivos isolados com algumas produções, criar um portfólio digital educacional, onde o professor irá fazer o registro de cada etapa de desenvolvimento de um projeto ou atividade escolar, em ordem cronológica. O registro inclui objetivo, desenvolvimento e metodologia de trabalho, e deve incorporar as produções dos alunos.

Esta forma de registro “organizado” permite um melhor acompanhamento do desempenho dos estudantes, fazendo com que a avaliação não aconteça apenas ao final, mas que considere todo o desenvolvimento e a participação durante a aplicação do projeto. Ao término do processo, o portfólio estará pronto e as experiências podem ser compartilhadas e difundidas fora da escola.

O portfólio pode ser dividido por disciplina ou por projetos, pode ser da escola ou individual (de cada professor) e, muito importante, os alunos podem criar seus portfólios, ou seja, organizar suas produções em um arquivo de atualização constante, durante toda sua trajetória escolar.

A criação do portfólio possibilita uma reconstituição de experiências, uma avaliação permanente do trabalho do próprio professor e uma visão do que pode ser melhorado nas práticas pedagógicas para tonar o ensino mais significativo e a aprendizagem mais efetiva aos alunos.

Hoje, temos a possibilidade de criar portfólios digitais em softwares gratuitos que permitem a inserção de textos, imagens, áudios e vídeos, deixando o arquivo mais dinâmico e fácil de ser divulgado.

Compartilho com vocês os portfólios criados por alguns dos meus alunos no Topict Learning.

Exemplos de portfólios criados no Carbonmade:

Exemplos de portfólios criados no Kawek:

crie-seu-portfolio-KawekSeguem algumas sugestões de sites para a criação de portfólios digitais:

Professor, você já pensou em criar um Portfólio Digital para suas práticas?
Tweet about this on TwitterShare on Facebook19Share on Google+0Share on LinkedIn0

Comentários

comentários

Classificado como: