Participatório: Brasil lança plataforma virtual interativa voltada para a juventude

O Governo Federal lança amanhã, 18 de julho de 2013, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, o Participatório – Observatório Participativo da Juventude. Trata-se de uma plataforma virtual interativa voltada para a juventude

Imagem: Divulgação (Adital Jovem)
Imagem: Divulgação (Adital Jovem)

O Participatório é um ambiente virtual e interativo que se propõe a estimular a participação através de debates e mobilizações e produzir conhecimentos, além de divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis. Ele pretende promover espaços de compartilhamento em ambientes virtuais, mobilizar a juventude e fazer publicidade do conhecimento em rede. O Portal será integrado com as redes sociais e os blogs, de forma que os diálogos que estejam ocorrendo em outras mídias possam alimentá-lo e vice-versa. O projeto conta com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e da Secretaria Geral da Presidência da República.

Com a iniciativa, a SNJ pretende ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil, estimulando o crescimento de um cenário de comunicação e interação não somente com jovens, mas com gestores, pesquisadores e demais formadores de opinião e articuladores de políticas públicas para a juventude.

A implantação de um Observatório da Juventude vem sendo debatida há alguns anos pela SNJ e pelo Conselho Nacional de Juventude que viam a necessidade interna de mapeamento e sistematização de informações e dados que pudessem contribuir para a formulação de políticas para esse público e também uma demanda desse público por um espaço qualificado, com informações confiáveis, para participar e debater com outras pessoas da mesma faixa etária temas de seu interesse e assim poder interferir em assuntos relacionados à eles.

A plataforma foi estruturada em três eixos: o Núcleo de Estudos e Pesquisas, que vai reunir as publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil; o Núcleo de Comunicação e Mobilização, responsável pela divulgação dos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial; e o Núcleo de Desenvolvimento Digital, responsável pela plataforma virtual.

Para usufruir do ambiente do Participatório, não é necessário ter cadastro, mas para colocar conteúdo e interagir com outros participantes é preciso se registrar aqui.

Conheça mais sobre o Participatório e participe!

Fonte: Adital Jovem (por Emilly Sousa).

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *