Manifestações em pauta] Jovens pedem melhorias para o bairro da escola
Estudantes acompanham as notícias da cidade através do jornal e decidem finalizar semestre letivo chamando a atenção da comunidade para as necessidades locais

Por Talita Moretto
Durante o primeiro semestre de 2013, a turma do 5º ano ‘C’ da Escola Municipal Frederico Constante Degraf acompanhou, semanalmente, notícias da sua cidade através do Jornal da Manhã. Violência, política, saúde e sociedade foram temas amplamente discutidos em sala de aula e repercutidos fora dela, através da produção de textos coletivos ou individuais. Neste ritmo, antes das férias, o tema em destaque foi “manifestação”, momento em que os estudantes produziram cartazes pedindo melhorias para o seu bairro (Jardim Santana do Sabará). “Percebo um grande interesse pela leitura e produção de texto e, principalmente, pela expressão oral. As crianças estão despertando para o exercício da cidadania”, coloca a professora responsável, Angelita Tozetto.
A aluna Ana Clara de Jesus Faustin mostra que entendeu o recado. “Jovens e adultos imploram por melhores condições nas áreas de saúde, educação, transporte e lazer; por construção de praças e parques. Nem isso nós temos em nosso bairro, e também temos direito a diversão. Alunos conscientes esperam melhoras”, informa.

O principal objetivo de Angelita com essas atividades foi favorecer o desenvolvimento da consciência critica sobre os direitos e deveres de um cidadão.
Os alunos do 5° ano ‘D’ também acompanharam os assuntos que estavam na mídia, porém, a discussão foi levada para o âmbito familiar. A professora Silvia Cunha Hinkel pediu que uma notícia da edição do dia 13 de junho do JM fosse lida junto com os pais, em casa. Depois, na escola, todos puderam falar sobre o que haviam lido e quais notícias julgaram as mais importantes. Todos escreveram a sua opinião sobre os assuntos escolhidos. “A atividade foi muito proveitosa, eles realmente olharam todo o jornal. O debate foi produtivo”, aprova Silvia.
CRIANÇAS APRENDEM MATEMÁTICA COM DADOS DO TRANSPORTE PÚBLICO: Durante suas aulas de Matemática na turma do 5º ano ‘B’, a professora da Escola Municipal Frederico Constante Degraf, Fabrine Guimarães da Silveira, deparou-se com a matéria “VCG confirma redução na passagem do transporte coletivo”, na edição do dia 13 de junho do JM. Além da reflexão crítica sobre a situação, ela aproveitou as informações contidas no texto para auxiliar os alunos na criação de situações problemas e na construção de gráficos. Para isso, foi feita uma busca, na Internet, pelos valores da passagem em diversas cidades brasileiras, com destaque para as dos Paraná. Com esses dados, a turma criou um gráfico.
“A atividade possibilitou que os alunos fizessem um comparativo com os preços da passagem de ônibus em várias cidades, além disso, discutimos a relação do preço com as distâncias percorridas”, comenta Fabrine. Para ela, o trabalho conduziu os jovens em uma leitura crítica dos fatos que estão em suas vidas.
ALUNOS DEBATEM SOBRE AS MOBILIZAÇÕES EM SUA CIDADE: Por se tratar de um assunto em destaque na mídia no mês de junho, as manifestações também fizeram parte das aulas nas turmas de 5º ano da Escola Municipal Prof. Ecléa dos Passos Horn. O tema foi abordado pelas professoras Daniele Hogrodnik e Silvana Rodrigues, que promoveram discussões sobre o assunto, chamando a atenção das crianças para a mobilização ocorrida em Ponta Grossa.
Depois do debate na escola, os alunos conversaram com os familiares sobre os principais problemas enfrentados hoje na sociedade e confeccionaram cartazes mobilizadores sobre as necessidades e possíveis melhorias para a sua cidade. As professoras perceberam um grande interesse de todos pelo assunto.
Um dos objetivos da atividade foi ajudar os alunos a formarem a sua opinião sobre os fatos expostos na mídia.

—
Matérias publicadas dia 11 de julho de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.