Conheça a abordagem e utilize o “Design Thinking para Educadores”
Abordagem estimula o educador a pensar em processos que obtenham mais atenção e envolvimento dos alunos
O Design Thinking (DT) vem ganhando força em todos as áreas, pois trata-se de uma nova forma de trabalhar com métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Um exemplo da força do DT é a publicação do livro Design Thinking – Inovação em Negócios, pela MJV Tecnologia e Inovação, em 2012. Mas o assunto aqui é outro. Quero destacar como essa abordagem pode contribuir na educação.
No livro Design Thinking Brasil, os autores Tennyson Pinheiro e Luis Alt explicam porque o DT deve ser considerado como uma “abordagem” e não como uma metodologia: “…quando se fala em metodologia, logo as pessoas criam a expectativa de que vão aprender um passo a passo, uma receita de bolo. E não é bem esse o caso”. Porque não se trata de apresentar uma fórmula pronta e estática. As etapas do DT permitem releituras e remixagens a partir das demandas de quem as usa.
Quem popularizou o DT foi a empresa americana de design e inovação IDEO, de Palo Alto, na Califórnia, região hoje denominada Vale do Silício por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo. A IDEO é autora do material Design Thinking for Educators, lançado em 2012 e que ganhou sua versão em português este ano através de uma parceria com o Instituto Educadigital.
O Educadigital tem utilizado o DT em suas atividades de formação com educadores e gestores desde 2010, e foi assim que identificou a necessidade de desenvolver um material de orientação, que pudesse ser amplamente disseminado para estimular que práticas colaborativas estejam cada vez mais presentes nos processos educativos.
Em uma entrevista concedida ao portal NET Educação, a diretora do Educadigital, Priscila Gonsales, explicou que a abordagem estimula o educador a pensar em processos que obtenhan mais atenção e envolvimento dos alunos, independente da disciplina a ser ministrada.
Confira esta outra entrevista para o Portal Ache o Curso:
O material Design Thinking para Educadores é composto por um livro base e um caderno de atividades que mostram como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam. As propostas são no sentido de auxiliar educadores e gestores na criação de soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.
As fases do processo Design Thinking são:
1 – Descoberta
2 – Interpretação
3 – Ideação
4 – Experiementação
5 – Evolução
O material está licenciado com uma licença Creative Commons, que dá a permissão para compartilhar e adaptar a obra, e pode ser baixada por capítulos (clique aqui).
Saiba mais em: www.dtparaeducadores.org.br.
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