Sugata Mitra] Vencedor do TED 2013 cria “escola na nuvem” com foco na autoapredizagem

A plataforma “School in the Cloud” garante que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa experimentar a autoaprendizagem organizada. Na escola na nuvem, crianças podem aprender e ensinar umas com as outras

Alunos indianos acessam o site School in the Cloud: uma nova forma de aprender | Foto: Divulgação/School in the Cloud
Alunos indianos acessam o site School in the Cloud: uma nova forma de aprender | Foto: Divulgação/School in the Cloud

No início de 2013, o pesquisador Sugata Mitra falou, durante o TED – famoso ciclo de palestras que dissemina ideias inovadoras em vídeos na internet –, sobre seus planos de construir uma escola na nuvem, na qual crianças pudessem aprender e ensinar umas com as outras. Foi aplaudido de pé. O sucesso da palestra lhe rendeu um prêmio de 1 milhão de dólares – valor que vem sendo usado por Mitra para construir uma nova plataforma de ensino.

Lançada este mês, a ferramenta School in the Cloud é mais um avanço no projeto do especialista. A plataforma garante que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa experimentar o que o professor chama de autoaprendizagem organizada. Pelo site, professores disponíveis via Skype podem instigar crianças entre 8 e 12 anos a procurar, por meio de palavras-chave, fotos e vídeos, as respostas para perguntas como: “O que é a alma?” ou “Os animais pensam?”.
“O que estamos vendo é um método minimamente invasivo de aprendizado”, diz Mitra. “Ainda que ele não possa substituir o sistema convencional de ensino, pode complementá-lo.”

O assunto chamou a atenção do diretor Jerry Rothwell. Em seu novo documentário, previsto para estrear em 2015, o britânico mostra o caminho percorrido por Mitra nos últimos 18 meses, período no qual o professor da universidade inglesa de Newcastle conseguiu erguer cinco escolas: três na Índia e duas no Reino Unido.

Outros dois laboratórios de ensino digital estão previstos para maio. “Se você dá a um grupo de crianças um monte de questões e um computador com conexão à internet, ele conseguirá encontrar as respostas; não importa o nível de dificuldade”, afirma Mitra.

Fonte: EcoD – Educação

Eu conheci pessoalmente o Sugata Mitra no “Educaparty”, em 2012. Mitra é professor da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e reconhecido mundialmente no campo da educação tecnológica. Desde 1999 desenvolve o projeto “Hole in the Wall” (Buraco na Parede) que tem como objetivo demonstrar os dons inatos de crianças no desenvolvimento de competências em tecnologias. A iniciativa consiste em instalar computadores nas ruas e permitir o acesso livre para menores de idade. Ele contou que as crianças envolvidas no experimento não só aprendem a usar computadores de uma forma intuitiva, mas melhoram significativamente seu desempenho acadêmico. Saiba mais no post: #Educaparty #cpbr5] Sugata Mitra e Léa Fagundes falaram sobre os caminhos da educação e da tecnologia

Voltar ao topo
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram