Resultado] Conheça os projetos selecionados no “Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais”
Conheçam os projetos premiados na segunda edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais (Prêmio Hipertexto 2013). A premiação é uma iniciativa do “5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação” e “1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias”.
Com o objetivo de incentivar a produção de arte digital e aplicativos educacionais, o Prêmio Hipertexto 2013 recebeu 35 projetos, distribuídos nas categorias: Arte Digital e Aplicativos Educacionais. As avaliações aconteceram durante o mês de setembro e contaram com a participação de pesquisadores e profissionais atuantes em diferentes áreas, como Educação, Letras, Design e Comunicação.
O time de avaliadores é composto pelos especialistas: Augusto Noronha, Benedito Bezerra, Carmi Ferraz Santos, Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Flávia Mendes de Andrade e Peres, Karla Vidal, Maria do Carmo de Siqueira Nino, Maria do Rosário Ferraz Sailler, Paulo Alexandre da Silva Filho, Roger Tavares, Talita Moretto e Ubirajara de Lucena.
Além de incentivar a produção, o Prêmio pretende ampliar o alcance dos projetos. Nesta perspectiva, os 10 melhores trabalhos farão parte da exposição “Artes Digitais e Tecnologias Educacionais”, que será montada no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre os dias 13 e 15 de novembro de 2013, durante o 5º Simpósio Hipertexto. Na exposição, os autores terão a oportunidade de apresentar seus projetos, além de terem o potencial de mercado observado pelo público do evento: pesquisadores, profissionais e instituições ligadas diretamente ao setor de tecnologias aplicadas à educação.
PROJETOS EM DESTAQUE
XMILE LEARNING, criado pela Juliana da Silva Uggioni (RJ), é uma plataforma multimídia de games narrativos interativos para crianças.
“O ambiente constitui um espaço de trocas para facilitação da aprendizagem. O oferece conteúdo interdisciplinar e contextualizado, esteticamente atraente e pedagogicamente sólido. Também oferece a professores e gestores a oportunidade de criar experiências de aprendizado inovadoras e significativas”, explica a criadora.
A plataforma obteve o melhor resultado nas avaliações sendo o primeiro lugar na categoria Aplicativo Educacional, além do primeiro lugar no ranking geral dos projetos.
FRANKIE FOR KIDS, de Fernando Tadashi Tangi (SP), é chamado de “Reconto Literário”. É um app book, uma experiência de leitura audiovisual interativa e bilíngue sobre Frankenstein, a clássica história da escritora Mary Shelley.
Desenvolvido exclusivamente para tablets e voltado para crianças a partir de 9 anos de idade, Frankie for Kids permite ao leitor mover objetos, acender e apagar luzes, olhar através de um buraco, fazer nevar, definir a rota de uma pequena embarcação, dar pulsação a um coração e viajar na leitura, ouvindo sons que divertem e surpreendem. Disponível para os sistemas iOS, Android e Blackberry, o app book obteve o primeiro lugar na categoria Arte Digital, e o segundo lugar no ranking geral dos projetos.
O projeto melhor avaliado em cada uma das categorias — Arte Digital e Aplicativos Educacionais — receberá uma premiação no valor de 1 mil reais (cada), oferecida pela organização do Simpósio Hipertexto.
RANKING GERAL DOS PROJETOS SELECIONADOS:
1º lugar – Xmile Learning – plataforma multimídia – Juliana da Silva Uggioni (Rio de Janeiro/RJ)
2º lugar – Frankie for Kids – Fernando Tadashi Tangi (São Paulo/SP)
3º lugar – Sala – Leila Ribeiro e Washington Ribeiro (Brasília/DF)
4º lugar – Mapa Interativo – Yasmin de Freitas Nogueira (Cachoeira/BA)
5º lugar – História do Brasil – Elton Vinícius Silva (Serra/ES)
6º lugar – Pontes: Ferramenta On-line para aprendizagem colaborativa– Isabella Barbosa Silva (Brasília/DF)
7º lugar – Sticker Book: Under the Sea – Manoela Milena Oliveira da Silva (Recife/PE)
8º lugar – Aprendizagem com Mobilidade – Débora Nice Ferrari Barbosa (Novo Hamburgo/RS)
9º lugar – QuickLesson – Everton Asmé (Curitiba/PR)
10º lugar – Lactorun – Kátia Aparecida da Silva Aquino (Recife/PE)
Fonte: Karla Vidal, da Pipa Comunicação.
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