Jornal escolar 'Quarto Poder' vence Concurso Nacional de Jornais Escolares
Mais uma boa notícia para compartilhar! O jornal escolar Quarto Poder, elaborado por alunos de Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa, foi vencedor do 1º Concurso de Jornais Escolares sobre Liberdade de Imprensa promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). É o segundo ano consecutivo que uma escola que participa do Projeto Vamos Ler, sob minha coordenação, vence um concurso de jornais escolares. Ano passado a E. M. Fulton de Macedo ganhou o prêmio mundial para jornal escolar, promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN).
O jornal Quarto Poder foi elaborado sob a coordenação das professoras Sônia Dupicoski e Patrícia Blum, depois de receber orientação do Projeto Vamos Ler.
Conheça a metodologia utilizada pelas educadoras na elaboração do jornal ‘Quarto Poder’ (Por Sônia Dupicoski):
A metodologia do Colégio SESI prevê o trabalho em equipe nas Oficinas de Aprendizagem, estas, por sua vez, possuem um desafio proposto a ser respondido contando, assim, com a contribuição das diferentes áreas do conhecimento. Neste ânimo, a equipe pedagógica selecionou a oficina Quarto Poder para participar do concurso, devido aos conteúdos previstos para a mesma, dentre eles: a ditadura militar, a censura, a mídia entre outros, o que, por sua vez, vai ao encontro do tema proposto pelo concurso: liberdade de imprensa.
Iniciamos fazendo um convite à coodenadora do Projeto Vamos Ler, Talita Moretto, para ministrar uma oficina sobre liberdade de imprensa e orientar como fazer um jornal escolar. Em sua fala foi possível debatermos e idealizarmos o trabalho que prosseguiu da seguinte forma:
- Debate com a turma a respeito do tema Liberdade de Imprensa;
- Escolha do grupo de trabalho;
- Escolha do nome do jornal com participação dos alunos;
- Definição e distribuição de tarefas (editorial, notícia, reportagem, manchete, entrevista, diversão, esporte, cultura, charges e classificados) que serão desenvolvidos com temas relacionados, principalmente, à Liberdade de Imprensa e outros como saúde, cultura, esportes, etc.;
- Apresentação de vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchete e temáticas abordadas;
- Análise de textos para desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
- Envolvimento dos alunos com: poemas, fatos, produção e outras ideias relacionados ao tema em questão;
- Momento de pesquisa e produção escrita;
- Orientação individual para os alunos que ficaram responsáveis pelos artigos, notícias e editorial;
- Orientação individual para o aluno que ficou responsável pela entrevista com jornalistas, etc.;
- Primeira revisão textual com a professora Sônia Dupicoski;
- Segunda revisão textual com a professora Sônia Dupicoski;
- Orientações para diagramação com a professora Patrícia Blum;
- Revisão do jornal feita pelas orientadoras.
Ainda esta semana divulgaremos uma garnde reportagem com os alunos e professoras responsáveis pelo jornal escolar ‘Quarto Poder‘.
Para folhear o jornal clique aqui.