Através de miniempresa, estudantes criam capas sustentáveis para livros
A missão dos miniempresários é incentivar a leitura e construir uma consciência ambiental, formando leitores socialmente responsáveis e tornando mais longa a vida útil dos livros
Por Talita Moretto
Os adolescentes do 2º ano do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Ponta Grossa, estão participando do Programa Miniempresa, realizado pela associação educativa Junior Achievement, e acabam de fundar a Lispector S.A/E. O nome foi escolhido em homenagem à escritora Clarice Lispector.
Os jovens estão desenvolvendo protetores de livros de forma sustentável, os “Lucky Books” (“Livros Sortudos”, em uma tradução livre para o português). “Com o passar do tempo, notamos que nossos livros ficavam danificados quando guardados dentro de mochilas, bolsas e armários, então tivemos a ideia de desenvolver capas para esses livros e encontramos uma boa aceitação do público leitor”, explica o presidente da Lispector S.A/E, Alisson Pepe.
A missão dos miniempresários é incentivar a leitura e construir uma consciência ambiental, formando leitores socialmente responsáveis e tornando mais longa a vida útil dos livros.
“É bom fazer parte do Programa Miniempresa, pois aprendemos os processos de uma empresa, seu funcionamento e a importância. Além disso, notamos que o trabalho em equipe nos engrandece cada vez mais, oferecendo experiências únicas. Com certeza usaremos esse conhecimento para nossas futuras carreiras no mercado de trabalho”, afirma a jovem Lohana Thayna de Souza Prochno, de 16 anos.
Gabriela Manys, 15, comenta que o programa é uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem as suas habilidades. “Acredito que todos nós estamos nos tornando mais responsáveis e criando uma visão mais empreendedora, além disso, estamos nos especializando para o futuro no mercado de trabalho”, diz.
O Programa Miniempresa proporciona aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Os jovens aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Por isso, é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Saiba mais: www.jabrasil.org.br.
Conheça o trabalho da Lispector S.A/E: www.facebook.com/lispectorme.
Entre em contato com os miniempresários: lispectorsa@outlook.com.