apps
YouTube kids: app para crianças

YouTube kids: app para crianças

Por Talita Moretto (Publicação original: 09.11.2018)

Evitar o acesso de crianças a dispositivos móveis não é uma tarefa fácil para os pais. Como os adultos estão o tempo todo manuseando smartphones, as crianças já percebem que o aparelho faz parte da rotina da família, despertando nelas a curiosidade e a vontade de também utilizar o dispositivo. E não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade tecnológica; é importante acompanhar os progressos. Restringir o que de fato é real e presente na vida da criança pode não ser a melhor opção, pois fora do âmbito familiar ela irá buscar respostas e meios para ter acesso à tecnologia que lhe desperta tanto interesse. Portanto, a sugestão é permitir sim o acesso, mas com restrições e controle.

Você conhece o YouTube Kids?

É um aplicativo da Google com conteúdo voltado para crianças entre 2 e 8 anos de idade. Diferente do aplicativo tradicional do YouTube, esse permite o gerenciamento de acessos e restringe conteúdo impróprio à faixa etária.

É necessário instalar o app (no celular ou tablet) e criar um perfil – para cada criança da família (se houver mais de uma). O gerenciamento inclui controle do limite de tempo de uso, selecionar vídeos e desabilitar a função de pesquisa – se habilitada, a pesquisa funciona por digitação ou comando de voz.

O aplicativo possui um visual agradável com animais, personagens e muitas cores. O menu é atrativo e permite navegar por séries e músicas, salvar favoritos e conferir as recomendações – que são com base nos vídeos acessados.

Desvantagens

O canal traz muitos vídeos com “propaganda velada” de produtos criados para o público infantil, tais como brinquedos e guloseimas. São inúmeros vídeos de pessoas mostrando doces diversos que acompanham brinquedos colecionáveis.

Mas o que mais me incomoda enquanto especialista é o excesso de vídeos feitos com crianças. São pais que filmam os filhos em um formato de “curta-metragem”. Cria-se um roteiro com uma história fictícia (por exemplo fazer compras no supermercado) e a criança – que possui brinquedos representando todos os itens que existem num supermercado real – simulam a cena. como atores mirins.

Outros vídeos são de pais que filmam toda a rotina da criança e da família, como passeios, compras, momentos de lazer e de descanso, de felicidade e de choro.

Então, é preciso ficar atento, pois este tipo de conteúdo pode influenciar negativamente a criança, causando sentimentos de ansiedade, inveja, impotência, insegurança por querer ser e ter aquilo que está vendo nesses vídeos.

O YouTube kids chegou ao Brasil em junho de 2016 e sua instalação é gratuita. Está disponível para Android e iOS.

Dicas para uso de dispositivo móvel

As crianças têm facilidade para manusear os equipamentos eletrônicos, mas mesmo com essa habilidade os pais conseguem ter controle sobre o uso. É possível compartilhar o mesmo dispositivo móvel entre adultos e crianças seguindo algumas ações básicas, tais como:

  • Colocar uma senha para acesso à loja de aplicativos.
  • Bloquear a instalação e até a desinstalação de aplicativos.
  • Criar pastas seguras com senhas e nelas deixar os aplicativos que não devem ser acessados pelas crianças.

Além disso, é importante ter alguns cuidados com a saúde da criança, tais como:

  • Definir horários de uso. De preferência, nunca antes de dormir.
  • Definir o tempo de acesso. Não deixar a criança por horas com o dispositivo.
  • Cuidar com a postura. Procure acomodar a criança em uma posição onde o pescoço não fique inclinado para baixo.
  • Atenção para a distância entre os olhos e a tela. Não deixe o dispositivo muito próximo do rosto da criança.

Publicado na seção de artigos do site do Colégio SEPAM.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *