Reunião do Comitê ‘Young Reader’ – Parte II
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores.
Em um primeiro momento falei aqui de Luxemburgo (Categoria ‘Notícias’), conheçam agora o que está sendo feito na Suécia
SUÉCIA – Através do programa de Mídia na Educação, ‘Mediekompass’ (Media Compass), a Associação de Jornais da Suécia lançou uma campanha para ajudar jovens a definirem regras midiáticas em uma democracia, para dar direção dentro do labirinto de informações que eles consomem diariamente.
Os organizadores da campanha perceberam que, embora eles absorvam o conteúdo vorazmente, muitos jovens suecos têm pouco entendimento de como a mídia realmente funciona. Além disso, muitos não dão valor à ideia de liberdade de expressão ou de imprensa, especialmente porque moram em um país que possui uma das mais liberais leis de imprensa.
Um dos eventos de grande alcance dessa campanha de conscientização foi um encontro sobre liberdade de expressão que atraiu 700 estudantes entre 15 e18 anos para um debate com importantes produtores de mídia suecos. Durante o encontro os estudantes foram estimulados a dar sua opinião sobre o que liberdade de expressão e liberdade de imprensa significa. Isso ocorreu através de uma série de exercícios interativos que incluíram questões problemáticas como: ‘Você acha que todos deveriam ter o direito de dizer e escrever qualquer coisa que quisessem?’; ‘Um jornal deveria ter a permissão para publicar qualquer notícia que quisesse?’
Foram feitas muitas discussões com os jovens antes do principal encontro, na esperança que eles entendessem melhor conceitos como censura, proteção de fontes e o direito de acesso a documentos públicos. O programa também forneceu materiais para os professores trabalharem em sala de aula.
Materiais didáticos para alunos de 9 a 13 anos também foram produzidos, mas oficinas para este grupo ainda não acontecem. No próximo ano, o Projeto está planejando incluir workshops para mil estudantes, em parceria com o jornal ‘Göteborgs-Posten’.