Professora articula debate sobre Monarquia e República
A professora de História da Escola Boas Novas, em Ponta Grossa, Andréia Novach, utilizou as notícias publicados no jornal para ensinar aos alunos do 5º ano sobre os três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. A matéria publicada na edição de 29 de março do Jornal da Manhã, ‘Ficha limpa para o poder público de PG é aprovada’, foi o ponto de partida. O texto fez com que todos os estudantes percebessem que o que eles aprendem na escola está no dia-a-dia e bem próximo deles, e que o voto possibilita que leis sejam elaboradas, analisadas, praticadas e fiscalizadas.
Andréia, após explicar sobre os três poderes, pediu que eles identificassem outras notícias sobre o assunto, e depois organizou um debate em sala de aula, onde uma equipe defendeu a Monarquia, e a outra a República. Esse debate ajudou os jovens a compreenderem melhor o assunto. Andréia conta que os próprios estudantes chegaram à conclusão “que o período republicano é melhor [para nós] do que o período monárquico, onde só os reis e ministros tomavam decisões que, muitas vezes, não eram favoráveis ao povo”.
Este trabalho auxiliou a professora a relacionar os textos que estão no jornal com os conteúdos trabalhado em sala de aula. E o debate gerou a crítica, e a opinião dos jovens, que apontaram pontos positivos e negativos nas notícias publicadas. Uma forma inteligente que a educadora encontrou de levar a mídia para o ensino de sua disciplina.
A Escola Boas Novas faz parte do projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã.
“que o período republicano é melhor [para nós] do que o período monárquico, onde só os reis e ministros tomavam decisões que, muitas vezes, não eram favoráveis ao povo”.
Depois dessa, acho melhor ir morar na republica do Paraguai, Bolivia, Venezuela do que na Monarquia do Canada, Australia, Holanda, Suecia…
A Republica é linda na teoria, na pratica é um desastre, falha e cheia de pontos de corrupção.
Na Monarquia temos a conduta, o exemplo, alguém q representa o povo e para tanto, exala uma indole.