Importante: 12 de outubro é também o "Dia Nacional da Leitura"

Quando chega “12 de outubro“, todos comemoram o Dia das Crianças, mas o que poucos sabem é que, desde 2006, nesta data também comemora-se o Dia Nacional da Leitura.

Momento de leitura na EM Humberto Cordeiro (Ponta Grossa-PR), em 2011

Todos os anos organizações, institutos, empresas, pessoas que acreditam nos benefícios da leitura, a incentivam de diversas maneira por todo o Brasil. Este ano, além de motivar que pais leiam para os filhos, adultos leiam para crianças, vamos disseminar a recém lançada campanha Eu Quero Minha Biblioteca.
Você sabia que, de acordo com a Lei 12.244, instituída em maio de 2010, é obrigatório que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, tenham bibliotecas instaladas até o ano de 2020? E que há recursos públicos para a educação que podem garantir a criação e a manutenção de bibliotecas em escolas públicas?
Com o objetivo de tornar essas informações amplamente divulgadas na sociedade é que foi lançada a “Campanha Eu Quero Minha Biblioteca, pela Efetividade da Lei 12.244/10”.
A campanha é uma iniciativa do Instituto Ecofuturo em parceria com organizações que desenvolvem trabalho de referência nas áreas de educação, leitura e biblioteca: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto de Co-Responsabilidade na Educação, Movimento Brasil Literário, Rede Marista de Solidariedade e Movimento Todos pela Educação.
Em 2010, quando a Lei 12.244 foi sancionada, o movimento Todos pela Educação fez um estudo com base nos dados do Censo da Educação Básica 2008 e constatou que para atender à legislação dentro do prazo, teriam de ser implantadas 24 bibliotecas por dia só no ensino fundamental e 21 por dia no ensino básico. Hoje, dois anos após a promulgação da lei, não se sabe ao certo a dimensão real dessa situação. A proposta da Campanha Eu Quero Minha Biblioteca é, portanto, a de sensibilizar e instrumentalizar candidatos às eleições municipais para que incluam a efetividade da Lei em seu programa de governo, além de chamar a atenção da sociedade sobre a Lei e incentivar que solicitem aos seus candidatos o cumprimento desse direito.
Para dar conta deste objetivo, foi criado um site para disseminar informações sobre a Lei. Lá está disponível a publicação “Como a gestão pública pode assegurar a criação e manutenção de bibliotecas em escolas” e existe um Observatório Legislativo com todos os projetos de lei em tramitação e audiências públicas agendadas sobre o tema, além de informações sobre bibliotecas em escolas organizadas pelos parceiros da Campanha e um mapa que mostrará, em tempo real, a adesão da população e de candidatos.
MOBILIZE-SE!
A efetividade da Lei 12.244/10 será o resultado de um amplo trabalho de cooperação entre: governo, educadores, dirigentes de educação, iniciativa privada, organizações não governamentais e população. Você pode fazer a diferença!
Se você faz parte de alguma rede – clube, associação, fórum virtual, grupo de estudo, entre outras –, acione-a e convide toda a comunidade a participar da campanha. Compartilhe nas suas redes sociais virtuais. Procure a escola do seu bairro, fale com o diretor, com professores. Se você é eleitor, fale com seus candidatos a prefeito e vereador. Assegure esse direito pelo seu voto.
Se você é educador, professor, diretor, coordenador pedagógico, pode – e deve – tratar desse assunto com o Secretário de Educação e Prefeito do seu município para garantir que sua escola tenha uma biblioteca.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *