
Como educar famílias para futuros desafiadores
Afinal, Como educar famílias para futuros desafiadores?
Essa obra, lançada pela Pipa Comunicação, foi escrita em parceria por Rafael Parente e Caio Dib. A obra é voltada para as famílias e para os educadores que estão preparando as novas gerações para futuros cada vez mais complexos. É um livro para ter!
Como as famílias podem, na prática, ser apoiadas para preparar melhor as crianças e jovens para um futuro que se torna mais imprevisível a cada dia que passa?
É essa a pergunta que norteia a parceria entre os autores
Os autores conversaram com especialistas, pais, estudantes e professores que atuam em diversos cenários e em diferentes lugares do Brasil.
São vozes como as de Carmen Silva, mãe e líder do MTST, Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Luciano Meira, professor universitário e especialista em educação, e Sophia de Berdinne, estudante universitária e futura professora que acredita que a tecnologia pode ser uma aliada dos docentes.
Saiba mais sobre os entrevistados e baixe a introdução do livro em www.comoeducarfamilias.com.br.

O esforço dos autores é fazer com que o livro possa circular por todo o país, indo cada vez mais longe. Para alcançar esse objetivo, Rafael e Caio planejam ações de formação e distribuição gratuita de 20 mil exemplares nas escolas da rede pública do Distrito Federal e dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Estamos preparando materiais de apoio e oficinas para que, além do livro, educadores e familiares recebam o suporte necessário para colocar em prática aquilo que aprenderam no livro”, afirmam os autores.
Vozes diversas
Como educar famílias para futuros desafiadores põe sobre a mesa pautas importantes para a discussão sobre o futuro da educação, como educação e trabalho, aprendizagem em rede, educação financeira, saúde mental e sustentabilidade.
“Quisemos sempre trazer as conversas para a realidade dos leitores. Por exemplo: saúde mental é um tema cada vez mais relevante, mas como posso, na prática, ajudar a melhorar a saúde mental dos meus familiares ou alunos? O livro buscou iluminar caminhos”, conta o autor Rafael Parente.
“O Como educar famílias fala muito sobre a relação entre famílias, escola e sociedade. Precisamos que todos estejam juntos para uma educação com significado e que faça a diferença na sociedade num futuro próximo”, conta Caio Dib.
A professora Gina Vieira, entrevistada para a obra, complementa: “Minha mãe repetia um mantra pra gente que não estava educando os filhos para ela, mas para lidar com o mundo. Os nossos filhos terão que lidar com o mundo real que, felizmente, é diverso”.
Sobre os autores

Rafael Parente é professor, PhD em educação pela Universidade de Nova York (NYU), cofundador do Movimento Agora!, conselheiro do CEIPE/FGV e do Mapa Educação, e sócio efetivo (licenciado) do Movimento Todos pela Educação. Foi CEO da BEI Educação, secretário de estado de Educação do Distrito Federal, cofundador e diretor da EduFuturo e do LABi, e foi subsecretário de educação no município do Rio de Janeiro. Com diferentes equipes, criou e implementou projetos inovadores, como o EducaDF, o programa Educação na Veia, a metodologia Conecturma, a plataforma Educopédia, e a escola GENTE, na Rocinha.

Caio Dib Caio Dib é designer de serviço em educação, consultor e autor e co-autor de 7 livros sobre educação e inovação. Em 2013, viajou o Brasil de ônibus por 5 meses para conhecer práticas educacionais inovadoras pelo país. Atualmente, é designer de serviço para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo pela AMcom, apoiando o órgão no processo de transformação digital, e apoia diversos projetos em governos, institutos e fundações e iniciativa privada.
Lançado oficialmente no último dia 11 de fevereiro em live no portal Métropoles, Como educar famílias para futuros desafiadores, foi baixado mais de mil vezes na Amazon. O interesse do público fez a obra alcançar o primeiro lugar entre os livros mais baixados na categoria educação num dos maiores portais de venda de livros do país.
Saiba mais sobre os entrevistados e baixe a introdução do livro em www.comoeducarfamilias.com.br.