Biografia colaborativa: Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes

Fonte: Instituto EducaDigital

Biografia colaborativa: Vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes

Léa Fagundes, fundadora do primeiro Laboratório de Estudos Cognitivos do Brasil (LEC), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), e uma das precursoras do uso das tecnologias na educação, é dessas mulheres que sempre estiveram à frente do seu tempo. Com sete filhos, quinze netos e uma trajetória profissional marcada por muito empreendedorismo e foco no desenvolvimento humano, ela carrega, desde os anos 1960, a convicção de que as tecnologias digitais podem auxiliar na aprendizagem das crianças e jovens, independentemente de nível econômico-social. Mas Léa Fagundes pouco escreveu sobre o seu trabalho, reconhecido no Brasil, no exterior e premiado por organizações como Unesco e OEI (Organizações de Estados Iberoamericanos para a Educação).
O vídeo-entrevista com a educadora é uma forma de resgatar, registrar e compartilhar a experiência acumulada desde os tempos em que aplicava a linguagem Logo na educação até os dias de hoje, com a atual coordenação do projeto UCA (Um Computador por Aluno) na região Sul e no Amazonas e com a atuação no LEC. Há muito a ser compartilhado!
Nesse intervalo de tempo, a história da educadora que trabalhou com Jean Piaget e Seymour Papert  se funde à do uso das tecnologias digitais nas salas de aula do Brasil e na América Latina. Ela acompanhou e foi protagonista de momentos importantes, como a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e a chegada dos laptops à rede pública de educação brasileira.
QUEM SOMOS E O QUE ESTAMOS PRODUZINDO
O vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes, em formato aberto e registrado em licença livre (Creative Commons), faz parte de um projeto maior que está em busca de parceiros financiadores. O projeto é uma iniciativa do Instituto EducaDigital, uma organização da sociedade civil que tem como missão contribuir com a criação e o desenvolvimento de novas oportunidades estimulem a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de compartilhar informação, conhecimento e cultura em uma sociedade em constante transformação.
A arrecadação feita no Catarse (um site que ajuda no financiamento de projetos de maneira colaborativa) cobrirá exclusivamente gastos para realizar a vídeo-entrevista: equipes de produção, edição e direção, além de locações, logística e deslocamentos a Porto Alegre da equipe envolvida. A ideia, neste vídeo, é trazer Léa e alguns convidados que têm participação relevante na trajetória da educadora para uma extensa sessão de entrevista histórica. Nosso parceiro na produção desse video será a produtora Filmes para Bailar.
>Acompanhe também pelo Twitter e pelo Facebook.

Uma das recompensas para quem contribuir com a construção da biografia da Léa Fagundes!

EQUIPE EDUCADIGITAL
Ana Luiza Feres (@analuferes), Bianca Santana (@biancasantana), Debora Sebriam (@deborasebriam), Giulliana Bianconi (@giubianconi), Juliana Borim (@julianaborim) e Priscila Gonsales (@prigon).
Fonte: Giulliana Bianconi
 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *