Alunos produzem filmes de curta-metragem sobre desigualdades sociais
Professor de Sociologia, com auxílio de estagiários do Pibid/UEPG, conduz estudo sobre a sociedade atual e incentiva que jovens coloquem este conhecimento em pequenos vídeos
Por Talita Moretto
O professor de Sociologia do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, Marcelo Kloster (autor do blog História e Filosofia), utilizou a técnica do audiovisual e as notícias do Jornal da Manhã para discutir ‘Desigualdade Social’ com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio. “O objetivo principal foi estimular a postura crítica com relação à sociedade atual, onde as pessoas estão, muitas vezes, cegas diante das desigualdades sociais”, explica Kloster.
Com auxílio dos estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que desenvolvem o projeto ‘Cinema e novas mídias: ferramentas para a leitura do mundo’ desde julho de 2011 no Colégio, foram realizadas oficinas sobre técnicas de produção de vídeos, fotografia e digitalização. Mas, antes de iniciar a produção dos filmes, os jovens estudaram diversos conceitos relacionados às classes sociais. “Durante todo o bimestre eu pedi que os alunos fizessem a leitura e análise dos jornais, buscando nas notícias assuntos relacionados ao tema”, coloca o professor.
Em grupos, os estudantes produziram vídeos de curta-metragem, a partir de notícias publicadas entre os meses de outubro e novembro no JM, buscando problematizar as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade. Os filmes estão disponíveis no youtube (digite o tema e o nome do colégio para encontrá-los) e no dia 29 de novembro acontece o I Festival de Curtas – Curta no Linda, onde as produções serão exibidas no Grande Auditório da UEPG. (Mais informações aqui)
Confira os curtas produzidos pelos alunos:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bdznAMqSGl0&feature=youtu.be]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=frPTXeLcOrk&feature=youtu.be]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XzTF6H1G6II&feature=share]
–
O texto também foi publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 20 de novembro de 2012.