Adolescentes do CRAS debatem sobre investimentos na região dos Campos Gerais

Educadores sociais abordam o mercado de trabalho, o crescimento econômico e a profissionalização dos adolescentes devido à chegada de novas fábricas na região

14foto-CRAS
Após discussão, adolescentes fazem maquete da fábrica da Senoble (Foto: Maria Cecília Silva)

Por Talita Moretto

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Unidade Sabará, em Ponta Grossa-PR, os educadores sociais Marcelo França kaiut, Juliano Taborda Lazaroto e Maria Cecília Silva conversaram com os adolescentes sobre a chegada de novas empresas nos Campos Gerais. O impulso da discussão foi a notícia “Senoble decide investimento em 2014”, divulgada dia 05 de setembro pelo Jornal da Manhã.

Kaiut explica que eles elencaram situações que podem acontecer em decorrência da instalação da empresa, como a geração de mais empregos, o crescimento econômico da região e a concorrência de produto no mercado local. “A concorrência não ocorre somente em termos financeiros, mas também na melhoria da qualidade do produto”, explica ao justificar o foco da discussão.

Para Lazaroto, essa notícia é muito boa para os adolescentes porque além de mais oferta de emprego, mais cursos profissionalizantes serão criados, considerando que essas fábricas necessitam de mão de obra especializada.

Além disso, a atividade despertou muito o interesse dos jovens porque nos meses de agosto e setembro os educadores trabalharam o tema “Mundo do Trabalho”. No momento, todos pesquisaram e leram várias matérias de jornal referentes a esse tema e tiveram acesso à bastante informação a respeito.

Para finalizar a discussão, os estudantes coletaram materiais recicláveis e montaram uma réplica da sede da fábrica da Senoble, na França, atribuindo um caráter lúdico à atividade.

As instalações da Ambev, DAF e MARS e ampliação da Tetra Pack também foram comentadas pelos educadores.

JEP incentiva jovens a praticarem esportes

Notícia sobre o JEP motiva a prática esportiva entre os adolescentes do CRAS Sabará (Marcelo Kaiut)
Notícia sobre o JEP motiva a prática esportiva entre os adolescentes do CRAS Sabará (Marcelo Kaiut)

Os alunos do CRAS – Unidade Sabará comprovaram a importância da prática esportiva na adolescência após ler a matéria “CDR Registra Recorde de Inscrições nos JEPs” (29 de agosto). Os educadores Marcelo França kaiut e Juliano Taborda Lazaroto abordaram os benefícios para a saúde e falaram da conduta social nos locais de desporto.

O objetivo dos educadores foi mostrar aos jovens que a atividade esportiva também envolve a união do grupo, colaboração, integração, “que não são somente importantes para que uma equipe alcance a vitória, mas são valores que eles devem levar para o seu cotidiano”.

Durante o mês de setembro, diversos jogos foram organizadas na unidade w, segundo os educadores, a participação foi grande. “É comum, na adolescência, o espírito de competitividade, o que muitas vezes acaba por gerar a individualidade, mas nesses encontros percebeu-se a união, o sentimento de coletividade, a valorização da amizade e do companheirismo”, comentam.

Matérias publicadas dia 03 de outubro de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *