Voto] Alunos participam do 'Dia da Eleição' em sala de aula

Uma seção eleitoral com urnas, mesário e fiscal foi montada na escola para que jovens de 10 anos aprendessem a importância de avaliar propostas e escolher bem os candidatos

Por Talita Moretto
No último dia 07, a população de todo o Brasil foi às urnas escolher os candidatos para os governos municipais. Porém, a votação não aconteceu somente nas cidades. Na Escola Municipal Fulton Vitel Borges de Macedo, em Ponta Grossa, os jovens do Quinto Ano – Turma B, sob orientação da professora Roseli Rodrigues, também votaram. O “Dia de Eleição” aconteceu na sala de aula, com mesário, fiscal e apuradores para os votos. Um momento onde os alunos aprenderam a exercer a sua cidadania escolhendo o Plano de Governo que melhor atende o interesse do grupo escolar e da comunidade. “Em equipes, eles criaram Planos de Governo com propostas de melhorias para a escola e para a comunidade, e slogan de campanha. Todos analisaram e compararam os planos dos colegas para poder votar”, explica a professora. A equipe vencedora foi ‘A União faz a força’ que teve, inclusive, cerimônia de posse dos eleitos.
A simulação foi montada após os questionamentos que surgiram com a leitura da matéria: ‘Campanha: Candidatos ouvem reivindicações da comunidade’, publicada no dia 18 de setembro no Jornal da Manhã, abordando que a menos de três semanas para as eleições municipais os candidatos a prefeito em Ponta Grossa priorizavam o contato com os eleitores nos bairros, organizações e escolas. “Como as crianças tinham muitas perguntas sobre o assunto, resolvi trabalhar melhor o tema em sala de aula com o intuito de desenvolver a consciência de cidadania, mostrar quais são nossos direitos e deveres, explicar como é a formação política atual”, esclarece a mediadora.
Roseli aprovou o resultado. “O trabalho, além despertar o espírito critico e a autonomia, fez com que eles observassem a importância do respeito para a construção de uma sociedade melhor. Todos gostaram muito da simulação porque conseguiram vivenciar o que é uma eleição real”, destaca.
O aluno Gabriel Santos de Lima achou legal a dinâmica. “É como se a gente votasse numa eleição de verdade”, diz ele. “Os candidatos tinham ótimas propostas para o futuro da escola e da comunidade”, destaca. Propostas que, segundo Joana Honorato da Rocha, revelaram “como é difícil fazer escolhas”.
“Eu achei bem legal porque as crianças não podem votar e aqui na escola tivemos a oportunidade de votar”, elogia a jovem Liz Klein Paquola.
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Texto originalmente publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 16 de outubro de 2012.

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