Violência] Professoras trabalham valores a partir de notícias ruins
Na Escola Municipal Prof. Adelaide Thomé Chamma, em Ponta Grossa, as professoras Carla dos Santos e Eva Staichak utilizaram notícias que retratam a violência, publicadas no Jornal da Manhã, para conscientizar os alunos do 5º Ano sobre a importância de se preservar os valores. Foram feitas leituras com o objetivo de despertar a criticidade dos jovens para o tema, seguidas de debates, explosão de ideias e produções escritas.
“Questionamos sobre o porquê de tantas notícias de frios assassinatos em nossa cidade, como o caso da modelo Agda Fátima Rocha e do jovem morto ao sair de uma casa noturna. Essas e outras notícias trouxeram à tona a necessidade de revermos a formação de valores em nossa sociedade”, explicam as educadoras.
Através das discussões e explosões de ideias, alunos e professoras chegaram à conclusão de que vários fatores podem levar o ser humano a cometer crimes, porém, todos perceberam que a falta de valores, como: amor, amizade, atenção, respeito à vida e outros, também contribuem para esses acontecimentos.
Após debater o assunto, as turmas escreveram textos coletivos e artigos de opinião, através dos quais as professoras perceberam “como os estudantes despertaram para o verdadeiro valor da vida e a necessidade da escola, família e sociedade vivenciarem realmente estes valores, para que assim diminua a violência”, destacam Carla e Eva.
Publicado em 22 de novembro de 2011 na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.