"Vamos Ler" promove palestra sobre sustentabilidade para educadores

Tetra Pak e Masisa envolveram professores e alunos de Ensino Médio de escolas de Ponta Grossa e Carambeí em uma conversa sobre sustentabilidade e reciclagem

Matéria publicada em 23 de setembro de 2011 na página “JM nas escolas”. Por Talita Moretto.
No dia 09, o Projeto Vamos Ler reuniu professores e alunos de Ensino Médio no SESC Ponta Grossa, em uma conversa sobre reciclagem e sustentabilidade. Para falar sobre o assunto, foram convidados o supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa, o engenheiro Clebes de Oliveira, e a coordenadora de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak, Lilian Antunes. O evento faz parte do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’, lançado no mês de agosto em escolas de Ponta Grossa.
Em sua fala, Clebes ressaltou que um dos elementos orientadores do sistema de gestão ambiental da Masisa é prevenir a poluição e atenuar os impactos ambientais significativos, priorizando a redução de resíduos gerados e do consumo de água e energia. “Todos os resíduos sólidos gerados na empresa são controlados, ou seja, sua destinação final é ambientalmente correta”, destaca. O supervisor explicou aos participantes como é feita a destinação dos resíduos, mostrou a diferenciação – através de cores – do material que é reciclado, alertando também sobre o que é e o que não reciclável; destacou a simbologia desses materiais para facilitar a separação e lembrou quanto tempo cada um leva para se decompor.
Lilian Antunes reforçou as palavras de Clebes, e deu um destaque maior para a reciclagem. Ela exibiu um vídeo sobre a atuação da Tetra Pak no Brasil e no mundo, demonstrou como são recicladas as caixas longa vida – utilizadas pela empresa – e mostrou diversos objetos feitos a partir da reciclagem do plástico/alumínio que compõem a embalagem. Lilian está disponibilizando um kit com esses materiais para que os professores do Projeto Vamos Ler possam levar para a sala de aula e praticar com os alunos, reforçando assim a importância da reciclagem dos jornais antigos.
A Tetra Pak também desenvolve o projeto ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, com o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. “Nossa contribuição é fornecer informações e ferramentas para que os professores auxiliem jovens a terem uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo nas cidades”, explica Lilian. Ambos os palestrantes falaram sobre a coleta seletiva no Brasil e o problema dos aterros (lixões).

Entenda o projeto para reciclar os jornais antigos

Com o slogan ‘Um pequeno gesto que pode tornar o seu mundo mais sustentável’, o Vamos Ler, em parceria com a Masisa, criou o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. Uma ação sustentável que se preocupa, acima de tudo, com a preservação ambiental. A iniciativa partiu de Clebes de Oliveira ao questionar qual era o destino dos jornais já utilizados nas escolas, uma vez que os alunos recebem um novo exemplar a cada semana. Foi quando a questão passou a ser refletida e a ideia colocada em prática. Neste semestre, o projeto vai acontecer em dez escolas de Ponta Grossa, entre os meses de setembro e dezembro, e será acompanhado pela coordenação do Vamos Ler e pelos educadores. Para 2012, a meta é que todas as instituições de ensino ligadas ao Vamos Ler sejam incluídas.
Para reciclar os jornais, as escolas recebem uma caixa com o aviso: ‘Deposite aqui o seu jornal antigo’, convidando os alunos a trazer seus jornais velhos para a escola e dar a eles um destino sustentável. Aos professores, cabe discutir com os jovens a importância dessa ação e auxiliar no descarte dos exemplares. Para a coleta, o Vamos Ler firmou parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (Acamaruva), a qual será responsável por recolher o conteúdo da caixa uma vez ao mês. Folhetos explicativos estão sendo distribuídos entre alunos, familiares, educadores e funcionários das escolas. No site do Vamos Ler, uma página foi criada exclusivamente para fornecer notícias, artigos e outros materiais de pesquisa sobre sustentabilidade, preservação, reciclagem, e demais questões ligadas ao meio ambiente, para auxiliar nas discussões em sala de aula. Saiba mais aqui.

Alunos da Casa da Cidadania confeccionaram as caixas

Além de envolver o Projeto Vamos Ler, o Jornal da Manhã, a Masisa e as instituições de ensino, o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’ contou com o apoio da Escola de Marcenaria Casa da Cidadania, a qual desenvolve o programa ‘Caminho da Profissão’, oferecendo curso gratuito de auxiliar em marcenaria para jovens a partir de 18 anos provenientes de Bolsa Família e que possuem baixa renda. A empresa Masisa, que também é parceira nessa ação cidadã, doou as placas de MDF para que os aprendizes pudessem praticar o ofício confeccionando as caixas para o projeto de reciclagem do Vamos Ler.
A coordenadora da Escola de Marcenaria, Elvira Jaremtchuk, explica que esse curso surgiu diante da necessidade de mão de obra qualificada na cidade, e também para profissionalizar os jovens. “Os alunos chegam aqui sem muita perspectiva, estão desempregados, com baixa escolaridade e sem qualificação profissional, e esse curso eleva a autoestima, eles percebem que são capazes. Para nós é muito satisfatório, porque conseguimos tirar a pessoa de uma situação de carência e colocar no mercado de trabalho”, declara Elvira.
O professor de marcenaria, João Jaremtchuk, afirma que a animação dos alunos é grande. “O curso serve também como uma terapia ocupacional, sendo que o número de desistentes [cerca de 25%] são apenas aqueles que não se adaptam mesmo na função”, esclarece.
O curso existe há quase quatro anos. As turmas são compostas de 25 alunos que recebem formação de segunda a sexta-feira, sendo um total de 160 horas de treinamento gratuito.
São também parceiros no desenvolvimento do ‘Caminho da Profissão’ o SESI/SENAI; Secretaria de Assistência Social de Ponta Grossa; Rotary Club Ponta Grossa Sabará, Sindicato das Indústrias de Serrarias, Tanoarias, Carpintarias e de Marcenarias de Ponta Grossa; e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
[slideshow]

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *