Uso de jornal nas escolas

Compartilho aqui uma matéria que publiquei no Jornal da Manhã, em junho de 2009.

Os benefícios da presença e o uso do jornal em ambientes educativos foram comprovados em pesquisa qualitativa realizada ano passado pela ANJ

Realizada pela empresa de consultoria ‘John Snow Brasil’ e financiada pela Gerdau, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) produziu a primeira pesquisa nacional sobre os resultados da presença e o uso do jornal em ambientes educativos. A pesquisa traça um panorama de impactos e possibilidades de melhorias para a educação e a cultura que, se bem entendidos e aproveitados, podem trazer contribuições significativas para o Brasil.
Os Programas Jornal e Educação (PJE) estão dessa forma contribuindo para iniciar um debate acerca de políticas públicas que garantam a professores e alunos o direito à informação e o acesso ao jornal, em todas as escolas brasileiras. Educadores defendem uma política pública para e pela mídia.
A pesquisa aconteceu entre maio e julho de 2008 utilizando como base entrevistas a grupos focais. Foram ouvidas pessoas de quatorze grupos de estudantes e professores que participam de Programas Jornal e Educação nas cinco regiões brasileiras. Os pesquisadores estiveram em sete capitais – Brasília, Florianópolis, Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
“A pesquisa mostrou que o jornal na sala de aula é um material que complementa o livro didático e reforça o hábito de leitura, porque é atualizado constantemente e está vinculado com a realidade dos alunos”, comenta Cristiane Parente, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ. Ela destaca que o jornal oferece uma visão considerada mais imparcial da realidade do que a dos livros didáticos, especialmente porque os professores são orientados a ler o jornal com seus alunos de forma crítica.
O reconhecimento dos benefícios do uso do jornal e outras mídias na educação brasileira pode ser comprovado, por exemplo, a partir da criação do programa de educação continuada a distância – Mídias e Educação -, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC). Cristiane acredita que o reconhecimento do MEC de que o uso de mídia nas escolas proporciona esses resultados, é um passo importante para a construção de uma política pública de educação para a mídia e pela mídia.
A pesquisa qualitativa sobre os Programas Jornal e Educação no Brasil está disponível no site da Associação Nacional de Jornais – www.anj.org.br/jornaleeducacao.

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