Ultrapassando Barreiras

Na Faculdade Secal, de Ponta Grossa/PR, Leodinaldo F. Trelinski – o Leo – é destaque no curso de Pedagogia. Mesmo com deficiência visual, o aluno é subemtido às mesmas avaliações dos colegas, e possui uma das melhores notas da turma, servindo de exemplo para todos.

A facilidade em aprender os conteúdos é resultado de um programa leitor que narra o texto que está na tela do computador. O sistema foi implantando na Faculdade após um trabalho de conclusão de curso sobre ambiente inclusivo, do aluno de pedagogia Celso Cerqueira Lima.  Com baixos custos para aplicação, o software faz parte do programa gratuito de código aberto Ubuntu. O trabalho já rendeu a Celso o primeiro lugar no prêmio ‘Conexão Cultura’ e também está concorrendo no ‘Empreendedor Social 2010’, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo.

Como funciona a avaliação? – O professor fornece o arquivo digital da prova para o aluno responder e, no final da aula, ele é impresso e entregue com as respostas. Leo conta que grava todas as aulas com seu MP3 para estudar em casa e faz as provas sem nenhum problema.

Celso enfatiza que o aluno com deficiência visual sente-se mais integrado assistindo as mesmas aulas, fazendo os mesmo exercícios e sendo avaliado com a mesma prova. “Ele não é excluído por ser diferente”.

Até alguns anos atrás a maior dificuldade dos alunos em conseguirem livros em versão braile eram o alto custo e a demora na produção. Hoje, com a possibilidade dos ‘e-books’ em PDF, esse leitor é um grande aliado na formação de um deficiente visual.

Fonte: Secal News | Novembro de 2010

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