Trânsito] Alunos pesquisam o índice de acidentes fatais

Resultado de enquete realizada na comunidade do Colégio Dorah, em PG, resulta em um trabalho reflexivo sobre a responsabilidade de motoristas e pedestres

Os estudantes criaram charges sobre os cuidados que motoristas devem ter para evitar acidentes.
Créditos: Escola Estadual Dorah

As professoras Maria Roseli de Oliveira (Língua Portuguesa) e Caroline Grimm Martins (Ciências) estão preocupadas em conscientizar os alunos do Sexto Ano da Escola Estadual Dorah Gomes Daistchman, em Ponta Grossa, sobre respeito, atenção e responsabilidade no trânsito, atitudes cabíveis a motoristas e pedestres. Para abordar o assunto, elas encontraram no jornal uma rica fonte de informação: notícias baseadas em fatos reais, principalmente a publicada no dia 04 de outubro no Jornal da Manhã: ‘Acidentes com óbito crescem 10% na região’. A partir daí foi organizada uma pesquisa de campo onde cada aluno entrevistou dez pessoas (da escola e comunidade) para saber se elas conheciam pessoas vítimas fatais de um acidente de trânsito. “O resultado foi alarmante. Uma média de 85% dos entrevistados revelaram ter perdido um parente, vizinho ou amigo desta forma”, revelam as professoras.

As educadoras perceberam que era necessário realizar um trabalho de reflexão com os alunos, mostrando a importância de tomar cuidado no trânsito, lembrando que eles também serão motoristas no futuro e que devem respeitar a sua vida e a do outro.

Sendo assim, nas aulas de Ciências aconteceu um debate sobre a importância do transporte alternativo para a saúde do homem e do planeta e os efeitos nocivos do álcool no organismo. Em Língua Portuguesa, os estudantes produziram charges e escreveram cartas aos motoristas pedindo paz no trânsito.

Maria Roseli e Caroline colocam que as atividades desenvolvidas também contribuíram para a prática da oralidade e da escrita, além de conscientizar os jovens sobre a segurança no trânsito. “Acreditamos que sementes foram plantadas em nossos alunos, os motoristas de amanhã, para que contribuam para termos uma cidade melhor, com menos violência e mais paz”, afirmam.

CHARGES PRODUZIDAS PELOS ALUNOS:

CARTA AOS MOTORISTAS IMPRUDENTES:

——–

Texto originalmente publicado por mim (Talita Moretto) na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 01 de novembro de 2012. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *