Trabalho une crítica e criatividade

Publicado em 05 de julho de 2011, na página JM nas escolas | Projeto Vamos Ler. Por Talita Moretto.
Na Escola Estadual Prof. Amálio Pinheiro, em Ponta Grossa, a professora de Língua Portuguesa, Rosenilda Xavier, notou que a turma do 7º Ano demonstrava um grande interesse pelas charges publicadas no Jornal da Manhã. Então decidiu motivar a criação de charges pelos próprios alunos, de acordo com as notícias lidas durante as aulas com o jornal. “Pedi que fizessem a leitura dos textos do JM, e também relatassem o que assistiram na televisão, relacionando as informações dos dois veículos”, explica a professora. O objetivo principal foi desenvolver o senso crítico a respeito dos problemas enfrentados atualmente no país. Para Rosenilda, “a charge é uma maneira criativa e, muitas vezes, divertida de criticar um determinado acontecimento. Os alunos se identificam com esse tipo de crítica, pois muitos gostam de desenhar e têm talento para isso”.
A professora conta que os jovens aceitam muito bem a charge nas aulas porque há humor, mas explica que não observam apenas o lado engraçado da ilustração, “debatemos sobre o que ela quer nos transmitir, que situação do Brasil ou do mundo está sendo demonstrada, e também o que deve ser feito para melhorar”, esclarece. Após a realização da atividade, cada aluno apresentou sua charge para os colegas, comentando o teor crítico de seu desenho. O entusiasmo foi grande durante a execução do trabalho, o que possibilitou à professora verificar não apenas a criatividade da turma, mas a visão crítica sobre a realidade brasileira.
[slideshow]

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *