TICs] Alunos discutem uso de tecnologia nas escolas
Entrevista publicada no Portal Instituto Claro e reproduzida na página JM na Educação incita reflexão sobre como professores e alunos estão lidando com as novas formas de ensino
Por Talita Moretto
A professora do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa), Patrícia Kloster, colocou em pauta, nas turmas do 8º ano, o tema: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. O impulso para o debate foi a matéria ‘Callegari defende inclusão digital nas escolas’, publicada no dia 19 de abril no Jornal da Manhã. Trata-se da reprodução de uma entrevista concedida ao Instituto Claro onde o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) fala sobre o uso de tecnologias na educação e da prioridade em capacitar professores.
Patrícia revela que os alunos fizeram muitos questionamentos durante a conversa. “A melhoria na área educacional é sempre repensada quando o assunto é o aumento da violência, a superlotação nas salas de aula, o desinteresse no estudo, a falta de mão-de-obra especializada, entre outros. Então, muitos acreditam que a utilização de novas tecnologias pode resolver alguns desses problemas”, comenta.
A matéria publicada com a entrevista revelou aos estudantes a existência do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), abordou as lousas digitais e falou sobre a distribuição de tablets para os professores do ensino médio, prevista para o segundo semestre deste ano. “Após a leitura e discussão dos argumentos apresentados pelo secretário Callegari todos puderam imaginar-se como futuros contemplados por toda essa tecnologia e opinar de forma mais crítica e apreciativa sobre o assunto”, esclarece a professora que pediu que os estudantes relatassem por escrito a sua opinião.
Os jovens escreveram seus textos após refletir sobre algumas questões colocadas pela professora: os benefícios que as tecnologias podem oferecer para as escolas públicas; como a internet pode auxiliar no aprendizado do conteúdo disciplinar; quais problemas podem surgir na implantação de projetos com as TICs; como usariam o computador em sala de aula com a implantação do UCA; e se eles acreditam que professores e alunos estão preparados para tanta tecnologia.
“É muito bom discutir assuntos ligados diretamente à escola e às novas políticas da Educação. A intenção de inserir tecnologias é ótima porque estamos sempre testando novos experimentos para melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos, mas sabemos que não podemos consertar a educação no Brasil só com a tecnologia”, lembra Patrícia. Este trabalho conseguiu contemplar interpretação, escrita e oralidade, bem como estimular a reflexão crítica e o poder de argumentação dos jovens.
Inclusão digital desperta interesse de alunos: O Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA), tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia e inclusão digital. Segundo a professora Patrícia, os alunos do Colégio Arnaldo Jansen ficaram deslumbrados ao conhecer o que o projeto oferece, como a possibilidade de observar mapas, assistir a vídeos, ouvir músicas, conhecer pinturas de artistas famosos, fazer pesquisas e traduzir textos em outras línguas, ter acesso a informações que complementam o que o professor explicou em sala de aula. Porém, apesar do entusiasmo, os jovens também foram capazes de apontar dificuldades para levar o programa à sua escola, como falta de cuidado por parte de alguns alunos e possibilidade de perder a prática da escrita manual. “A maioria deles acredita que os professores estão preparados, mas que deve haver mais programas de formação e capacitação para todos (professores e alunos). Alguns acham que os professores ainda não sabem usar muito as tecnologias e um aluno escreveu: “…os professores não estão preparados para uma coisa mais simples”, será que foi um elogio?”, questiona.
O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (11) o decreto que regulamenta o PROUCA e o Reicomp (Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional), que suspende a incidência de alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sobre o computador a ser comprado e suas matérias-primas. Mais informações sobre o UCA no site ou no blog do programa.
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Texto originalmente publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã, em 14 de junho de 2012.