Tecnologia na escola] Crianças discutem o uso de tablets na educação
Notícia revela aos alunos a existência do Programa Sala de Aula Conectada e abre espaço para a discussão sobre a presença da tecnologia na sociedade e na escola
Por Talita Moretto
A notícia “Tablets em sala de aula melhoram aprendizado”, publicada dia 26 de junho pelo Jornal da Manhã, foi alvo de muitos questionamentos na turma do 5º ano da Escola Municipal Professora Judith Macedo Silveira. Coube à professora Joice Sedovski explicar aos alunos o que era o “Programa Sala de Aula Conectada” e conversar sobre a presença da tecnologia na sociedade e também na educação.
“Nós, professores, devemos estar preparados para responder a este tipo de questionamento, pois, ultimamente, ouve-se muito falar sobre a importância de se utilizar recursos tecnológicos escola, já que fora dela os alunos estão utilizando a internet, os jogos, as redes sociais. Percebemos que as crianças já estão habituadas a uma sociedade em que a tecnologia está presente”, coloca Joice.
O movimento “Dia sem Celular” – manifesto que convoca a população a aderir à Lei do Silêncio, por um dia todo, sem o uso de celular -, complementou as discussões da turma. Joice conta que todos alegaram que o celular é indispensável, mais do que qualquer outro aparelho eletrônico. “Consideram que é difícil ficar sem ele, mesmo um dia só, e que apesar de tantas reclamações da ineficiência das operadoras, o uso do aparelho é de extrema importância para muitos”, conta.
Para auxiliar nas discussões, alunos e professora foram à sala de informática da escola pesquisar mais a respeito dos dois assuntos e, assim, conseguir formar melhor a sua opinião.
ENTENDA OS TEMAS TRABALHADOS PELA PROFESSORA:
Programa Sala de Aula Conectada: O objetivo é equipar as escolas estaduais com rede de internet sem fio, tablets para professores em todas as salas de aula, promovendo a capacitação contínua de todos os educadores, bem como a universalização à inclusão digital. Visa, também, à melhoria da qualidade de ensino público no Estado do Paraná, além de implementar a produção de recursos digitais, softwares educacionais e administrativos. Saiba mais aqui.
Manifesto Dia Sem Celular: Um novo movimento popular nas redes sociais, lançado dia 28 de junho de 2013. O movimento convida os internautas a aderirem à Lei do Silêncio, por um dia todo, sem o uso de qualquer aparelho eletrônico vinculado às telefonias. O manifesto inspira-se nas ações do líder político e espiritual Mahatma Gandhi, que pregava a revolta pacífica como forma de desobediência civil ordenada contrária aos sistemas políticos e econômicos dominantes. Saiba mais aqui.
—
Matéria publicada dia 03 de julho de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.