Reunião do Comitê ‘Young Reader’ – Parte IV
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Já expus aqui o que está sendo feito em Luxemburgo, Suécia e EUA (Categoria ‘Notícias’ e/ou `Mídia e Educação`), conheçam agora os projetos da Bélgica para incentivar a leitura de jornal:
Bélgica – Na Bégica, a associação de jornais “Ouvrir Mon Quotidien” ou o programa “Abra Meu Jornal” continua fornecendo fortes argumentos para convencer os editores a distribuírem o máximo possível de exemplares de jornais para as escolas, e para o governo apoiar o esforço. O programa iniciou em Setembro do ano passado (2010) e jornais foram enviados às escolas durante as duas primeiras semanas de aula depois de uma `atraente` campanha publicitária. Depois dessa campanha inicial de conscientização, escolas de ensino médio podem se inscrever para continuar recebendo os exemplares, que são aproximadamente 18 por escolar todos os dias. Através deste planejamento, jornais e exercícios relacionados são feitos para avaliar os estudantes em 73% de escolas de ensino médio de língua francesa. Um subsídio do governo paga por 1 milhão de cópias a serem entregues nas escolas a cada ano. Esse número conta no índice de circulação nacional.
Escolas de ensino médio podem se inscrever em todos os jornais diários por um ano. Escolas de ensino fundamental devem escolher dois títulos por cada sala de aula. A coordenadora é a encarregada de receber e distribuir os exemplares na escola. Os websites dos jornais também estão disponíveis para os estudantes e são frequentemente usados em exercícios com o objetivo de comparar e contrastar aspectos das notícias.