Reunião do Comitê ‘Young Reader’ – Parte III
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Já expus aqui ações feitas em Luxemburgo e na Suécia (Categoria ‘Notícias’), conheçam agora o que está sendo feito no Estados Unidos.
Estados Unidos: No EUA, onde programas de Jornal e Educação (PJE) atendem 10 dos 55 milhões de estudantes que frequentam a escola, a “Newspaper Association of America Foundation” (Associação de Jornais da Fundação América) apresentou vários projetos que visam intensificar o alcance e o impacto dos PJEs. Por exemplo, a Fundação alcançou os novos professores que cresceram na era digital, conduzindo grupos focais para avaliar como eles interpretam e usam os materiais de PJE.
A Fundação trabalha principalmente com coordenadores de PJE, e eles notaram que existe pressão nas escolas para aumentar padrões, o que foi citado em um recente documentário, “Waiting for Superman” (Esperando o Superman) que analisa a fundo a educação pública no Estado Unidos e compara com a de outros países. Outras iniciativas incluem o Projeto “Connecting the Dots” (Ligando os Pontos) que procura examinar 14 estudos que a Fundação vem realizando há anos para determinar os pontos em comum do impacto do jornal na sala de aula e como os jovens se relacionam com os produtos midiáticos.
A Fundação enfatiza também que uma inesperada transformação ganhou lugar em alguns programas ao mudar da tinta no papel para edições eletrônicas. Jornais líderes como “Gannett”, “McClatchy” e “Tribune” já mudaram para edições eletrônicas e as regras que controlam a circulação também aparecem como assunto de alguns desafios. Estas iniciativas irão ajudar as organizações a atrair jovens leitores.
Outro estudo da Fundação está olhando para a atual situação dos PJEs e o conteúdo de programas para jovens versus onde eles estavam dez anos atrás. A organização também lançou um história em série, em Inglês e Espanhol, para ser usada no Dia Internacional da Alfabetização e durante o “Hispanic Heritage Month” (Mês do Patrimônio Hispânico), de 15 de Setembro a 15 de Outubro. A história, de seis capítulos, exemplifica um dos caminhos da Fundação para alcançar os jovens da comunidade de imigrantes espanhóis através da diversidade de seus programas. Estudos mostram que os PJEs são úteis nos lares onde o inglês não é a primeira língua.
A Fundação trabalhou com o “Poynter Institute”, na Flórida, alcançando outros grupos também, como “American Society for Curriculum Development” (Sociedade Americana de Desenvolvimento de Conteúdo) e editores de livros infantis.