Resultado] Concurso Mundial para alunos “A Entrevista dos Meus Sonhos”

O resultado do concurso mundial A Entrevista dos Meus Sonhos – Um festival global de reportagens feitas por jovens sobre histórias de sucesso, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) durante o primeiro semestre de 2012, foi divulgado nesta segunda-feira (13).
As duas entrevistas vencedoras foram produzidas em escolas da Argentina, porém, as duas equipes que participaram através do Projeto Vamos Ler, com minha coordenação, ficaram bem colocadas entre as 29 concorrentes do mundo todo. Confiram:
A entrevista com Marcelo Schimaneski, produzida pelos alunos: Alison Borges, David dos Santos, Gabriel Fragoso Borges e Robson Faustin, sob orientação dos professores Marcelo Kauit e Rafaela da Silva, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Unidade Sabará, em Ponta Grossa-PR, ficou na 14ª posição.
Fala do júri: “Ótima escolha do entrevistado. Uma história comovente foi contada nesta entrevista. Boas perguntas, eu gostei do modo como os estudantes foram direto ao ponto perguntando como ele ficou tetraplégico, sem pestanejar. A história do Marcelo foi muito bem contada e você entende a trajetória dele ao ler. E não somente isso, mas suas pinturas também são muito boas, o que daria a qualquer editor um excelente ponto de partida para uma reportagem.”
(Baixe o PDF da entrevista >ATENÇÃO: Todos os direitos são reservados aos alunos)

Equipe do CRAS Sabará em uma das reuniões realizadas durante o processo de produção da entrevista.

A entrevista com Alfredo Bertoldo Klas, produzida pelos alunos: Ana Otávia dos Santos, Erik Kremes Lara, Mainara de Oliveira, Maria Rita Ribeiro, Paola Doim e Renan de Moura, sob orientação dos professores João Amauri Palhado e Sanny Duarte, do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí-PR, ficou com a 18ª colocação.
Fala do júri: “Eu realmente gostei da forma como os fatos foram apresentados na introdução e da ideia de aprender com as experiências de outras pessoas. Eu adoraria ouvi-lo mais, as respostas dele foram muito resumidas, sem muitos detalhes, embora ele estivesse relatando as suas conquistas. Sua luta contra a censura é bastante relevante (especialmente se for comparada aos dias atuais), mas acredito que ele tenha muito mais a nos contar”.
(Baixe o PDF da entrevista >ATENÇÃO: Todos os direitos são reservados aos alunos)
Alunos e professores do Colégio Eurico visitaram o jornal e conversaram com jornalistas para entender como se dá a produção de uma entrevista.

As duas entrevistas ganhadoras foram produzidas por alunos de sétimo ano de escolas localizadas na Província de Santa Fé, na Argentina. Os grupos entrevistaram Estela de Carlotto, a mãe de uma jovem argentina assassinada durante a ditadura; e Susana Trimarco, resgatada da escravidão sexual – junto com 900 mulheres – pela Fundação Maria dos Anjos (Fundación María de los Ángeles). Dois trabalhos ganharam uma menção especial: o jornal Diário de Navarra, na Espanha, e o Diário do Nordeste, do Brasil.
“Tínhamos dois objetivos ao realizar este projeto”, explica Aralynn McMane, diretora executiva do Programa Jovens Leitores da WAN-IFRA: “Em primeiro lugar, queríamos encontrar um modo divertido de introduzir aos jovens a prática do jornalismo profissional, mas também foi um caminho para encorajar os jornais a trabalhar mais próximos dos jovens, ouvi-los. Pelas reações de professores, alunos e profissionais dos jornais de todo o mundo, sabemos que alcançamos ambas as metas”.
O Concurso contou com o apoio da Fundação Acindar, da Argentina. A comissão julgadora é formada por jornalistas da Irlanda, África do Sul, França e Alemanha. A cerimônia de entrega dos prêmios será durante a ‘World Publishing Expo’, que acontece de 29 a 31 de outubro, em Frankfurt, Alemanha.
DEPOIMENTOS:
“Foi muito prazeroso realizar a entrevista com o Marcelo Schimaneschi que um exemplo de superação. Por diversas vezes, enquanto fazíamos a entrevista com ele, senti um grande impulso de mostrar, contar para as pessoas sobre esse exemplo de perseverança” (Prof. Marcelo Kauit, CRAS Sabará)
“Foi uma experiência bastante triste entrevistar o artista e ouvir ele falar de seu esforço para pintar, mesmo sem ter um espaço especifico para isso, e vender os quadros por um preço tão baixo. Ver isso de perto foi um processo ao mesmo tempo triste e enriquecedor” (Prof. Rafaela da Silva, CRAS Sabará)
“Foi um prazer enorme participar da entrevista com Alfredo Klas. Todos nós ficamos emocionados com os relatos. Espero que a entrevista tenha despertado nos alunos um senso crítico, que tenha sido uma verdadeira lição para que todos lutem por um mundo melhor, sem guerra, sem violência” (Prof. Sanny Duarte, Colégio Eurico)
“A boa vontade e colaboração de Alfredo Klas impressionaram os alunos e a mim, particularmente, pois do alto dos seus 97 anos ele atendeu-nos solicitamente, respondendo, com uma voz suave e compassada, às perguntas que lhe foram feitas. Penso que todos nós aprendemos muito com ele. Fica a expectativa de que nossa entrevista possa ser lida, apreciada e seja útil para seus leitores” (Prof. João Amauri Palhano, Colégio Eurico)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *