Redes Sociais do momento

Na minha pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem (Senac/SP), realizamos uma pesquisa sobre as ferramentas mais utilizadas na atualidade para criar redes sociais e compartilhar informações. Aqui listei algumas delas, com destaque em vermelho para as que participo. Durante esta semana divulgarei a pesquisa dos colegas de curso, com mais contribuições e dicas para quem quer fazer parte dessas Redes.
ORKUT: ENCONTRAR AMIGOS E PROMOVER-SE. Popularizou-se como rede social para fazer amigos e reencontrar pessoas distantes, porém, também é muito utilizado para expor sua vida e dar `uma olhadinha` na vida alheia. Possibilita a divulgação de fotos e é aberto para criar todos os tipos de comunidade. Por um tempo foi facilmente alvo de spams, justamente por esta liberdade que existia ali, agora está um pouco mais controlado.                   
FACEBOOK: ENCONTRAR AMIGOS DO MUNDO TODO, PROMOVER-SE E INTERAGIR ATRAVÉS DOS MUITOS APLICATIVOS. Popularizou-se primeiramente no exterior. Eu, por exemplo, só me cadastrei no facebook para manter contato com amigos estrangeiros, mas de 2009 a 2010 os brasileiros viraram adeptos e passaram a usá-lo com a mesma intensidade que ao Orkut. Com muito mais aplicativos, o facebook mexe com o `ego` das pessoas, como as brincadeiras de `Ganhar Coração, Ganhar Abraço, `Comprar` pessoas, etc.                                                                    
TWITTER: DIVULGACAO E AQUISICAO RÁPIDA DA INFORMACAO. Muito usado por veículos de comunicação como jornais, revistas e TV. Vejo como uma excelente ferramenta de trabalho para quem precisa estar sempre informado. A tática do `Siga-me` é interessante, pois aqui você pode filtrar a informação que deseja receber.                                             
BLOG: FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSAO, E PROMOCAO DE TRABALHOS. A pessoa cria e personaliza o espaço na web para divulgar um assunto, que vai gerar uma discussão. Isso dá visibilidade pessoal e profissional. Nunca houve um tempo em que o blog estivesse tão em alta! Todo mundo está se rendendo a ele!                                           
YOUTUBE: PROMOCAO PESSOAL E LAZER. Através de vídeos caseiros, gravações, adaptações musicais, as pessoas se divertem e trabalham no youtube. Serve tanto para lazer, para aqueles que gostam de ouvir música, ver clipes; estudo, para aqueles que gostam de `ouvir` a explicação de um assunto através de um vídeo; e trabalho, para aqueles que divulgam sua `obra` ali.                                                                                                               
LINKEDIN: NETWORK. É mais recente, e já conta com muitos adeptos. Serve para divulgação do trabalho e contatos profissionais. Também possibilita criação de grupos, como se fossem as comunidades do Orkut, mas com fins profissionais e com discussões mais ricas.                                                                                         
MY SPACE: PROMOCAO PESSOAL E COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS. Igual ao youtube, muitas bandas criam um perfil no My Space para divulgar seu som. Serve também para locação de fotografias, e você pode agregar amigos para compartilhar arquivos online.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *