REA… porque o conhecimento é colaborativo e inacabado
No dia 25 de setembro participei da Semana de Estudos Interdisciplinares sobre Recursos Educacionais Abertos. O evento foi realizado através de uma parceria entre a UniBrasil e o Instituto Educadigital, organizado pelo Projeto REA, na sede da UniBrasil, em Curitiba-PR. (Mais aqui)
Eu transcorri sobre esses recursos relacionados ao uso de mídia na educação, a área em que atuo. Comecei minha fala citando o REA – Um caderno para professores que na apresentação traz o seguinte: “REA é, mais que tudo, um movimento para que pessoas tenham consciência crítica sobre seu papel em uma sociedade cada vez mais mediada por recursos digitais”.
A aceitação crescente das pessoas pelas novas tecnologias tornou todos e qualquer um produtores de conteúdo. Material este que se espalha em segundos pelo mundo virtual o qual é explorado rapidamente por milhares de pessoas, incluindo os profissionais da educação e seus “pupilos”. Por mais interessante e fascinante que seja essa possibilidade de “eu ser autor”, ela também preocupa. Afinal, o que estamos lendo é real, é confiável, é de qualidade?
Como coordenadora de Programa Jornal e Educação eu não poderia fazer diferente: eu estimulo que os jovens sejam esses produtores de conteúdo. A partir da notícia lida em sala de aula, com seus professores, eles são motivados a criar um novo colocando a sua opinião, que vira texto (visual, sonoro ou escrito) e é lançado posteriormente na internet. Mas até aí tudo bem, o problema é como utilizar isso depois. De que forma eu posso usar o conteúdo que tenho acesso na web? Aí que entra o REA, revelando que é possível criarmos conteúdo com uma licença aberta sem perdemos a autoria inicial. Sentimos nosso conhecimento valorizado ar dar a autorização para o outro complementar, utilizar outras referências e completar, unir novos conteúdos no meu.
Um blog é isso. Reparem: quando vocês escrevem algo não desejam que as pessoas comentem seu texto? Pois bem, esse comentário já acrescentou na sua ideia inicial e um novo conteúdo surge na discussão que rola nos comentários. O REA afirmar aquilo que muitos de nós já sabíamos: o conhecimento é colaborativo e inacabado; um processo que está sempre em construção.
Sempre acreditei e ressalto em minhas oficinas de formação que devemos aceitar que aprendemos um com outro em um processo de construção, e este processo necessita que utilizemos referenciais. As teorias não chegam até nós sozinhas e nem isoladas.
Aconselho que conheçam a proposta de Recursos Educacionais Abertos para perder o receio em utilizar a internet, para saber como pesquisar conteúdo de qualidade, bem como, expor suas ideias e produções.
Ganhei da minha amiga Débora Sebriam, do Instituto EducaDigital, o recém lançado livro Recursos Educacionais Aberto: práticas colaborativas e políticas públicas, organizado por Bianca Santana, Carolina Rossini e Nelson De Luca Pretto, que na primeira página já diz: “Remixe este livro”. Vou ler, compartilhar com vocês (não é errado compartilhar, é errado fazer isso sem citar a fonte) e construir com ele. Estou autorizada! Não é legal fazer algo com essa liberdade?
Um pouquinho do que sei, com um pouquinho do que você sabe, pode contribuir um pouquinho no conhecimento que você passa a seus alunos. E não esqueça de escutá-los porque todos têm um pouquinho a contribuir! 😉
Falarei mais sobre o REA aqui no Sala Aberta. Acompanhe!