Projeto] Escola discute educação no trânsito

Leis, regras, direitos e deveres de motoristas, pedestres e ciclistas fizeram parte de atividades educativas realizadas em instituição de Irati/PR. Toda a comunidade foi envolvida em campanha para a paz e segurança no trânsito.

Sargento Valdemar e Cabo Marcelo compartilharam suas experiências com os alunos (Fotos: EE Pio XII | Arte: Talita Moretto)

Por Talita Moretto

Em 2011, equipe pedagógica, professores e alunos da Escola Estadual Pio XII, em Irati, criaram o projeto Educando para o Trânsito, vencedor do Concurso Cultural Educação no Trânsito, uma iniciativa da Concessionária Caminhos do Paraná, em parceria com o Projeto Vamos Ler, com objetivo de difundir a temática da prevenção de acidentes no trânsito entre estudantes e educadores. O trabalho surgiu após os escolares participarem de atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro do ano passado. A instituição foi premiada com mil reais em livros para a biblioteca.
Os educadores explicam que o projeto teve como finalidade desenvolver uma campanha sobre educação no trânsito através de atividades interativas e, com isso, conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção de acidentes. “Fizemos um ‘Circuito do Trânsito’ na quadra na escola, onde colocamos placas, simulamos uma rotatória, ruas, faixas de pedestre, ciclovias, etc, para que os estudantes conhecessem as regras”, explicam. Para esta dinâmica, contaram com a presença dos patrulheiros da Patrulha Escolar, Sargento Valdemar e Cabo Marcelo, que explicaram aos alunos os deveres e direitos de pedestres, motoristas e ciclistas.
Enquanto os professores construíam o projeto, os estudantes criavam slogans sobre Educação e Paz no Trânsito, outra modalidade do concurso. Uma dessas criações se transformou em logotipo para adesivos que foram distribuídos pelos próprios alunos na frente da escola, onde o trânsito é intenso e perigoso.
E não parou por aí. Na disciplina de Ciências foram abordados temas como: a velocidade e a distância dos veículos, e os efeitos do álcool no cérebro. Os estudantes confeccionaram cartazes, maquetes e paródias para concretizar esse novo aprendizado. “Percebemos que alguns alunos realmente não conheciam as regras do trânsito, principalmente em relação aos pedestres e ciclistas, e com os trabalhos realizados aprenderam como devem se comportar de maneira segura”, destacam todos os educadores.
Para a diretora da escola, Regina Demeterko Stadikoski, os resultados não podiam ser melhores. “Esse trabalho envolveu todas as disciplinas onde cada professor, dentro de sua área, pôde desenvolver atividades que foram se complementando e enriquecendo o projeto, causando impacto significativo no aprendizado dos alunos que, certamente, levarão para as suas vidas”, acredita.
Alunos conscientizam através de música e arte: Depois de todas as dinâmicas sobre educação e paz no trânsito, chegou o momento de se divertir um pouco mais nas aulas de Artes da professora Rosana Malanski e criar jingles. Os jovens utilizaram os slogans já prontos, pesquisaram vídeos e entrevistas de compositores do gênero, bem como jingles produzidos em diferentes épocas e que fazem sucesso até hoje, e então criaram os seus. As produções foram apresentadas para todos na escola e os melhores foram selecionados e gravados na rádio da cidade. “Este trabalho mostrou a criatividade e talento de muitos alunos, não só na composição das músicas, como na interpretação das melodias”, destaca a professora.
>>Conheça os slogans vencedores no Concurso Cultural e ouça os jingles produzidos pelos alunos da Escola Estadual Pio XII aqui.
__________________
Texto originalmente publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã, em 11 de abril de 2012.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *