Projeto “A Fogueira” leva práticas educomunicaticas para dentro da escola

a-fogueiraA jornalista Patrícia Melo, com a colaboração de Cátia Reis, criou o projeto a “A Fogueira”, que está sendo desenvolvido com um grupo de jovens com idade entre 14 a 16 anos, dentro do Colégio Integral (Curitiba), que tem como base pedagógica o educador Célestin Freinet, a principal referência na prática de jornal escolar. “Escolhemos esta instituição porque ela apresenta propostas que contemplam ações educomunicativas, como estimular o protagonismo dos alunos, o debate, a expressão, etc.”, explica Patrícia.

No projeto, todos são protagonistas. “Compartilhamos das mesmas aspirações: o desejo de aprender mais sobre o ramo, a vontade de comunicar algo ao mundo ou simplesmente o intuito de fazer algo novo”, explica o jovem Enzo Merolli.

“Espero contribuir, de alguma forma, para a formação de vida desses alunos. O fato de terem um canal para se expressar, um local e um momento para o debate e emissão de suas opiniões, oportunidades para conhecer pessoas do mercado de trabalho e de projetos inovadores, colaboram para essa formação”.

O grupo já criou um blog e está produzindo um vídeo sobre grêmios estudantis. “Usar a comunicação a favor da educação é um caminho que me dá prazer profissionalmente, pois estou colaborando para fazer a diferença”, acredita a jornalista.

Jornalistas e estudantes que participam do projeto, durante o primeiro encontro, em agosto deste ano (Foto: Divulgação)
Jornalistas e estudantes que participam do projeto, durante o primeiro encontro, em agosto deste ano (Foto: Divulgação)

A escolha do nome A FOGUEIRA: O nome surgiu da maneira como acontecem as reuniões: todos sentados em círculo, no chão da sala, como se estivessem ao redor de uma figueira. “A fogueira tem as qualidades de iluminar, aquecer, guiar, reunir pessoas em torno dela, exatamente as nossas motivações”, esclarece Enzo.

Matéria também publicada na página JM na Educação, no dia 27 de novembro de 2013.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *