Programa “Vamos Ler” e Projeto “Pegaí” realizam ação em escola rural de Ponta Grossa-PR

Alunos da Escola (Rural) Municipal Maria Eulina Santos Scheena declamaram um poema sobre a importância da leitura do jornal e do livro para enriquecer o conhecimento, onde destacaram o “Vamos Ler” e o “Pegaí” .  A apresentação foi prestigiada pela escola e pela comunidade local

Crianças escolhem livros do projeto “Pegaí” para ler durante as férias escolares (Foto: Bruno Cerutti)
Crianças escolhem livros do projeto “Pegaí” para ler durante as férias escolares (Foto: Bruno Cerutti)

Por Talita Moretto

Na manhã de ontem, o Programa Jornal e Educação “Vamos Ler” e o Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” estiveram na Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Scheena (no Distrito de Itaiacoca, zona rural de Ponta Grossa) para prestigiar a apresentação do poema “Extra, Extra! Leitura na sua mão” dos alunos Gabriel Delgobo Nabozny, Emilly Soczek da Silva e Pamela Stefani Dall` Agnol. O texto foi, primeiramente, divulgado na 6ª Mostra Cultural Vamos Ler, em novembro, e destaca o trabalho das duas iniciativas de incentivo à leitura. Os jovens receberam a orientação das professoras Angela Sonia Delgobo Nabozny e Sandra Mara Ramos.

As crianças declamaram o poema para os colegas do 5º ano, conheceram um pouco mais a respeito do “Pegaí” e tiveram a oportunidade de escolher – em um conjunto de obras selecionadas especialmente para a idade delas – alguns títulos disponibilizados pelo projeto para ler nas férias. Ao final, todos foram presenteados com bombons, em comemoração ao Natal.

Este trabalho só aconteceu porque as turmas acompanharam, através do Jornal da Manhã, notícias a respeito do “Pegaí” e ficaram interessadas no assunto. “Trabalhar com o Vamos Ler este ano foi enriquecedor porque estimulou a leitura entre os alunos e na família. Possibilitou que a comunidade tivesse acesso a um meio de comunicação. O programa foi muito positivo para a comunidade, para as crianças e para a escola”, afirma a professora Sandra.

Para o idealizador do “Pegaí”, Idomar Cerutti, o projeto está cumprindo a sua função que é fazer com que os livros sejam levados às mãos dos leitores, aos jovens, às escolas, “principalmente para as localizadas em regiões rurais. Isso possibilita que as pessoas dessas comunidades, que estão afastadas do centro de Ponta Grossa, também tenham acesso ao projeto e possam aproveitar boas leituras”.

 

pegai-logoO projeto Pegaí – Leitura Grátis é uma ação sem fins lucrativos que visa coletar livros esquecidos nas estantes e disponibilizar para a população em eventos itinerantes. O cidadão pode escolher um dos títulos disponibilizados pelo projeto, levar para a sua casa e ler. Contudo, o principal objetivo é que esse livro seja “devolvido” após a leitura para que mais pessoas tenham acesso a ele. O Pegaí funciona como uma biblioteca, porém sem cadastro. Saiba mais: pegai.info.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *