Programa "ProJovem" utiliza jornal na formação do aluno
Antes de inserir o jornal nas atividades do Coletivos, os Orientadores tiveram a iniciativa de verificar o nível do conhecimento dos alunos sobre o jornal e outros meios de comunicação, como a televisão, e aferir a correlação da idade com a série escolar. Foram realizadas entrevistas com 69 alunos. “A pior correlação verificou-se no Coletivo do bairro Maria Otília, onde apenas 20% dos adolescentes que têm acesso à televisão já tiveram contato com jornais. A melhor correlação deu-se no Coletivo da Vila Cipa, onde essa porcentagem salta para 33%”, explicou José Ricardo. Com os dados da pesquisa foi possível traçar qual será o principal objetivo do Vamos Ler no CRAS Cará-Cará: incentivar a leitura. E os orientadores afirmam que o jornal, por despertar curiosidade, está desempenhando um papel bastante satisfatório.
Durante o mês de março, além da leitura foi feita uma apresentação de trabalhos e seleção de textos para criação de uma hemeroteca, entre outras atividades como a Gincana de Informações.