Professor de arquitetura cria podcast para engajar alunos e compartilhar conteúdo
Inovação, flexibilidade e abertura ao mundo digital são pontos centrais para o Ensino Superior durante e pós-pandemia do novo coronavírus. Segundo um levantamento da Unesco, as medidas de isolamento e suspensão das aulas prejudicaram cerca de 1,6 bilhão de alunos do pré-primário ao curso superior em 186 países. A necessidade de adequação ao cenário fez com que professores e alunos passassem a adotar ferramentas tecnológicas de maneira mais constante. E este cenário trouxe mudanças na metodologia de ensino. Os docentes estão cada vez mais adentrando ao multimídia, em um movimento para que os estudantes utilizem diversas plataformas e ferramentas digitais para ajudar no processo educacional.
Os profissionais da educação precisaram se adaptar às ferramentas virtuais, além de conseguir preparar e desenvolver atividades que mantivessem os alunos estimulados e interessados nas aulas. Pensando nisso, o professor de Arquitetura do Centro Universitário IESB, Orlando Nunes, desenvolveu um podcast chamado “Estatuto Prático da Cidade”, em colaboração com os graduandos de vários semestres. “Antes da pandemia, nós tínhamos todos os recursos de infraestrutura física ofertados pela instituição. Com a suspensão das aulas presenciais tive que refazer o planejamento da disciplina. E o podcast veio como uma alternativa para esse processo”, conta.
Interação e comprometimento dos alunos
Orlando explica que a ideia é que os alunos traduzam todo o conhecimento adquirido e tudo que foi produzido, como por exemplo: textos, imagens ou maquetes, para uma ‘oralidade’. “A arquitetura é muito visual e isso pode ser um desafio. Por isso, o ato de dialogar e debater os assuntos estudados auxiliou na fixação das informações e do conteúdo. Além disso, me permitiu interagir mais com os alunos e garantir a troca entre eles por meio desse recurso”, compartilha. O professor aponta ainda que, academicamente, este projeto garantiu não só o envolvimento dos participantes, como também o comprometimento. “Notei que o fato de terem que apresentar um trabalho no podcast trouxe mais motivação para estudar, pesquisar e prestar atenção às aulas, para não transmitirem uma informação errada quando fossem fazer a exposição”.
Ana Carolina Azevedo, estudante do décimo semestre de arquitetura, contou que a oportunidade de participação no podcast foi muito enriquecedora. “Foi uma maneira de me aproximar mais do professor, mesmo a distância, e me garantiu uma troca de experiências e de conteúdos. Para mim, foi uma forma muito eficaz de aprendizagem, eu percebo que tive que realmente aprender para estar apta a falar e debater com meus colegas e com o professor”. A discente reforça que a abordagem não usual nas aulas, principalmente neste período de pandemia, é interessante para prender a atenção dos alunos na aula. “Expor a aula on-line de uma forma diferente é interessante porque representa uma opção para que a turma participe. Eu acho que tudo que é diferente dá mais vontade de aprender”, acredita Ana Carolina.
Será disponibilizado um episódio por semana; serão 11 episódios ao longo do semestre, que já foram gravados.
O podcast do Estatuto Prático na Cidade está no Spotity. Clique aqui para ouvir.