“Práticas de Leituras”, de Geraldo Peçanha de Almeida

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida | Editora: Wak
O livro “Práticas de Leituras para Neoleitores” é uma excelente obra para os professores que desejam entender e trabalhar melhor o processo de construção da leitura em sala de aula.
O livro destaca os neoleitores, termo associado àqueles leitores que não possuem ainda as competências necessárias para desenvolver as múltiplas leituras. Eles leem, mas não conseguem entender o significado do que leram, não conseguem estabelecer comparações entre o que leram e o que já conhecem, não conseguem fazer críticas da leitura que realizaram. Ou seja, são leitores em construção, e como tais, precisam de suporte dos professores e das metodologias que possam auxiliá-los nesta caminhada.
Nas palavras do autor: “Este livro é uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa: transformar neoleitores em leitores capacitados, sejam eles crianças, adultos de EJA, alunos dos anos finais do ensino fundamental e até mesmo alunos do ensino médio que apresentam dificuldades consideráveis nas leituras. Trata-se de um material que apresenta alguns apontamentos acerca das múltiplas possibilidades das leituras (imagens, propagandas, iconografias e textos gráficos, entre outros), baseadas em gêneros discursivos. Nessas sugestões, há uma sequência didática que tem como objetivo auxiliar o professor no desenvolvimento da aula e, portanto, na construção de leitores iniciados. Se considerarmos que a leitura, ao lado da escrita, tornaram-se os maiores problemas das escolas hoje, iremos concluir que este livro é um dos instrumentos essenciais para uma prática pedagógica voltada às reais dificuldades da escola”.
Eu recomendo este livro não apenas por conhecer pessoalmente e adorar o Geraldo Peçanha, que é sim uma pessoal incrível, mas a obra explica de forma muito clara o que é a leitura para o leitor em formação (o aluno – criança, jovem ou adulto), traz práticas de leituras, roteiros, fala de gêneros textuais – orais e escritos, apresenta como se trabalhar com textos poéticos, lendas, cartas enigmáticas, fábulas, gibis, imagens, gráficos, notícias entre muitos outros. Com certeza será muito útil para as aulas de leitura e produção textual, principalmente para aqueles professores que levam jornais para os alunos. Eu mesma estou usando como referencial na apostila do professor iniciante dentro de um Programa Jornal e Educação. 😉
Você encontram este e demais títulos do autor no seu dite pessoal: http://geraldoalmeida.com.br.
Fica a dica. Desejo uma boa leitura!