Pesquisa mostra que uso de tecnologia na educação aproxima professores do universo dos alunos

Pesquisa realizada pelo portal do Instituto Claro evidencia o potencial da mobilidade, através do celular e tablets, para melhorar a educação | Fonte: Marcelo Modesto, do Portal Instituto Claro

A mobilidade já é uma realidade na educação. No entanto, muitos professores ainda têm dificuldade na hora de pensar e executar projetos pedagógicos que utilizem os recursos de celulares e tablets. Barreiras na formação do docente, deficiências estruturais e/ou curriculares são alguns pontos que dificultam o uso efetivo desses aparelhos.
Em enquete realizada no portal do Instituto Claro e na fanpage no Facebook foi questionado aos educadores se eles usam o celular como ferramenta pedagógica. Quase metade (47%) respondeu ‘Sim, acredito que temos de nos aproximar do universo dos alunos’. Mas que universo é esse? Para o professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP, Rogério da Costa, o universo dos alunos hoje é muito mais relacional do que há poucos anos. Em outras palavras, os estudantes estariam mais preparados para debater e questionar sobre diversos assuntos. Para ele, esse novo estudante impõe um desafio para a escola, que deve começar a repensar a autoridade do educador.
Caminho semelhante propõe o pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antônio Xavier, ao afirmar que esse universo é o da escola do século XXI. “Em estudos do grupo de pesquisas que coordeno, vemos que o conhecimento tecnológico melhora o rendimento acadêmico e facilita a aprendizagem”, revela.
Um número considerável dos que participaram da enquete (22%) também afirmou não encontrar nos celulares recursos pedagógicos suficientes para usá-los em sala de aula. Mas Rogério da Costa discorda desse resultado. “O que não possui recursos suficientes para lidar com a educação é o modelo atual de ensino, inteiramente preso à sala de aula”, acredita.
Antônio Xavier destaca que o que falta é o professor encontrar os recursos já existentes nos celulares. Para ele, essa não é uma tarefa fácil, mas que pode proporcionar resultados positivos, e cita a pesquisa de uma de suas orientandas, que utiliza celulares para a aprendizagem de inglês. “Por meio de SMS, ela pede que os alunos façam tarefas simples, como descrever a paisagem ao seu redor, gravar pequenos trechos para trabalharem pronúncia em sala de aula, entre outras atividades. Todas utilizam recursos existentes em quase todos os celulares”, destaca.
Estratégias simples que podem promover mudanças significativas, reforçando e validando conteúdos aprendidos em sala de aula em diversos momentos do dia–a-dia dos alunos. “Estamos imersos na cultura digital e precisamos aprender a lidar com todas as inovações”, afirma.
Leia o texto original aqui.

Vamos Ler também faz enquete com internautas

Eu também conduzi uma pesquisa através do perfil do Projeto Vamos Ler no Facebook, sobre uso de celular em sala de aula. Confiram:
O Vamos Ler também realizou uma enquete através do seu perfil no Facebook, em maio, a partir da pergunta: “Você acha que o aparelho celular em sala de aula é um empecilho ou é possível utilizá-lo como ferramenta pedagógica?” Daqueles que responderam, 72% veem o celular como um “empecilho na educação”. Alguns afirmaram que não encontram utilidade pedagógica para o aparelho, e alegam que os jovens do Ensino Fundamental e Médio não têm maturidade para usar o celular na escola. Os internautas que foram a favor do uso (28%), conduziram a discussão com outro olhar, aceitando que os alunos que estão sem sala de aula hoje nasceram em um mundo tecnológico, e que cabe ao professor estabelecer critérios para sua utilização. Incentivam que o educador deve procurar integrar-se ao uso das diferentes tecnologias em sala de aula, e acreditam que sabendo direcionar a utilização do celular, ele pode ser sim um instrumento de ensino-aprendizagem.
 

Compartilhe!

2 thoughts on “Pesquisa mostra que uso de tecnologia na educação aproxima professores do universo dos alunos

    • Author gravatar

      Talita! Seu blog tem um design todo especial, com a tua cara. parabéns! Quanto aã questão da tecnologia, com certeza nos deixa próximos dos alunos. Isso eu comprovo na minha prática.

    • Author gravatar

      Oi Marli. Obrigada por passar por aqui e deixar seu recado. Que bom que gostou do design, é sempre bom ouvir a opinião de alguém de fora. E parabenizo mais uma vez pelo seu trabalho, uma verdadeira educadora inovadora.
      Abraços
      Talita Moretto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *