Palestra] Mídia e Educação, Novas Tecnologias e Educomunicação

Ontem, dia 24 de setembro, eu participei como palestrante no Seminário “Democratizando a leitura e a informação”, evento promovido pelo Instituto José Paschoal Baggio, em comemoração aos 10 anos do Programa Jornal e Educação “Lendo e Relendo”, realizado pelo jornal Correio Lageano, de Lages-SC.

Minha fala foi sobre a mídia, as novas tecnologias e a educomunicação na educação.

palestra-lendo-relendoCompartilho com vocês a apresentação que fiz como base para a minha fala. Clique aqui para baixar.

 

 

::Fotos da palestra.

 

Após a minha fala, a professora doutora Danusia Apparecida Silva fez uma excelente fala sobre a importância da leitura de jornal nas escolas. Ela é uma grande defensora do uso de jornal na educação. Iniciou muito antes de eu imaginar que um dia também pudesse fazer parte dessa valiosa prática de leitura.

Eu, Bárbara (Lendo e Relendo), a professora Danusia e Edite (Lendo e Relendo)
Eu, Bárbara (Lendo e Relendo), a professora Danusia e Edite (Lendo e Relendo)

 

Um agradecimento especial a toda a equipe do Programa Lendo e Relendo, do Instituto José Paschoal Baggio e do jornal Correio Lageano. O seminário foi um sucesso!

Compartilhe!

3 thoughts on “Palestra] Mídia e Educação, Novas Tecnologias e Educomunicação

    • Author gravatar

      Parabéns, Talita, pela abordagem. Li noutro dia, um artigo da professora Gabriela Rodella, em que ela fala sobre o mito de que os alunos não leem. O texto dela faz referência á sua tese de doutorado (As práticas de leitura literária de adolescentes e escola: tensões e influências), em que analisa o que e como leem jovens e professores. Uma de suas conclusões é que a considerada “literatura de entretenimento” não encontra espaço na sala de aula e não se permite aos alunos discutir o que estão lendo e refletir sobre. abs

      • Author gravatar

        Olá Marcilene,
        obrigada pelas contribuições. Eu sempre oriento os professores com os quais trabalho sobre a necessidade de conhecer e permitir que os jovens escolham as suas leituras para, a partir delas, desenvolver práticas de leitura mais significativas em sala de aula. Acredito ser um bom caminho para estimular que eles leiam e para proporcionar debater relevantes e críticos em sala de aula.

        Volte sempre!

        Abraços,
        Talita.

    • Author gravatar

      Esse comentário de que os jovens não leem são bem antigo, sabemos que a leitura existe na vida pessoal deles, é o que foi comentado, eles só leem o que querem, uma outra leitura precisa ser estimulada e bem tralhada para que possam eles gostarem dessa ou daquela trabalhada na sala de aula. É um trabalho gratificante quando o objetivo é alcançado. Muito importante e transformador esse seu trabalho. Parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *