Palestra dia 19/09] Semana da Paz em Ponta Grossa

Na última semana de setembro acontece a SEMANA DA PAZ EM PONTA GROSSA, momento em que cada escola e instituição pode criar espaço para essa reflexão tão necessária.

Para fortalecer as discussões, o Núcleo de Educação para a Paz (NEP-UEPG) e o Instituto Mundo Melhor convidam para a palestra “Cultura de Paz nas cidades: desenvolvimento humano, social e econômico”, que acontece dia 19 de setembro (quinta-feira), das 18:30 às 20:30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

educarparapaz

“A SEMANA DA PAZ não é de grandes eventos, mas sim das pequenas mobilizações efetivas nas comunidades, escolas, empresas e famílias” (professor Nei).

Conheça a Lei Municipal da “Semana da Paz” em Ponta Grossa

LEI Nº 8.280/2005 de 16/11/2005 (proposta da Vereadora Alina de Almeida César)

Institui no calendário oficial do Município, a “Semana da Paz”. A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, Estado do Paraná, decretou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte:

Art. 1º – Fica instituído no calendário de comemorações oficiais do Município de Ponta Grossa, a SEMANA DA PAZ, que deverá realizar-se na semana que inicia a primavera e visará a promoção da educação para a paz.

Art. 2º – Na Semana da Paz, serão desenvolvidas ações educativas com o envolvimento de instituições de ensino, em todos os graus, na discussão sobre a violência e suas causas com incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que apontem opções e soluções inovadoras contra a violência.

Uma reflexão, por Nei Alberto Salles Filho

Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP.
Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP-UEPG

Ao longo do século XXI, nos preocupamos com as múltiplas formas de violência que acontecem no mundo e na sociedade. Você não está sozinho nessa preocupação. São várias iniciativas mundiais e locais que procuram difundir boas idéias e práticas para promover uma Cultura de Paz.

Fica mais clara a ideia que uma CULTURA DE PAZ só pode ser construída de maneira sustentável se conseguirmos EDUCAR PARA A PAZ, ou seja, que haja mobilização de cada pessoa em ser efetivamente um agente de paz, em seus pensamentos e atitudes.

Assim, uma Educação para a Paz precisa invadir as escolas, as instituições de ensino, melhorando as convivências e o clima familiar e escolar, promovendo diálogo, cooperação e buscando a resolução não-violenta dos conflitos.

Também fora da escola podemos promover a Cultura de Paz: nas relações não-violentas em nosso local de trabalho, em nossas empresas, no comércio, no trânsito. Podemos promover ações humanas mais tolerantes, colaborativas e respeitosas. Você pode!

Além disso, como podemos buscar a Paz em nossas famílias? Quais os pequenos conflitos que podemos resolver e evitar muitas angústias e tristezas? Podemos optar em melhorar o diálogo, ser honestos, reconhecer nossos erros e procurar ser pessoas melhores? Você pode?

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *