Olimpíadas] Escola Rural organiza uma semana de práticas esportivas

Na semana passada eu estive na Escola Rural Municipal Prefeito Claudio Mascarenhas, em Ponta Grossa-PR. Trata-se de uma instituição bem pequena, com poucos alunos, bem longe da cidade, mas com uma energia maravilhosa. A escola cercada por casas onde moram as pessoas da comunidades – os alunos e suas famílias – muito verde, ar fresco e tranquilidade.
Fomos até lá para acompanhar a cerimônia de encerramento e premiação das “Olimpíadas do Claudinho”, que aconteceram de 24 a 28 de setembro de 2012. O evento esportivo envolveu todos os professores, funcionários, alunos e familiares em uma competição divertida onde os jovens puderam mostrar suas habilidades em: Atletismo, Ciclismo, Hipismo, Futebol, Queimada, Tênis de Mesa e Ginástica de Trampolim.

As Olimpíadas tiveram medalha exclusiva, feita pelos alunos. O jovem Flávio também recebeu a função de ‘incorporar’ a mascote, além de ser o fotógrafo oficial do evento

A grande turma do Quinto Ano (composta por sete alunos) – que participa do Projeto Vamos Ler e já está familiarizada com os processos jornalístico – sob orientação da professora Tatiana Viecheneski Assis, ficou responsável por fazer a cobertura do evento, além disso, participou da criação do símbolo das Olimpíadas. “A Mascote foi escolhida de maneira democrática e teve a participação de todos. Sua forma é de um pinhão, fruto característico das imediações da instituição e que dá nome à vila ‘Pinheirinho´ [localidade da escola e onde residem os alunos]. Claudinho é alusivo ao nosso patrono”, explica.
A turma do Quinto Ano posa em frente a bandeira com a mascote símbolo das Olimpíadas do Claudinho

Na solenidade, cada turma representou um país [aqueles que mais conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Londres].
As bandeiras foram feitas manualmente pelos próprias turmas

E todos os convidados puderam prestigiar belas apresentações. Teve até nado sincronizado!
As músicas e coreografias estavam relacionadas com temas de Olimpíadas

Uma Mostra Didática, aberta à comunidade, encerrou as atividades da semana. “Nossa instituição busca, incessantemente, o saber em sua totalidade, visando o respeito, a união, a ética, a moral, a solidariedade, o amor ao próximo e o engrandecimento pessoal. Com este trabalho conseguimos promover a integração, a participação e a vivência simbólica dos estudantes no processo que norteia os jogos olímpicos, além de criar um elo entre família e escola”, ressalta Tatiana.
Os jovens do Quinto Ano preparam questionários para entrevistar os pais sobre as atividades da semana

Compartilhei esse momento com vocês porque me surpreendeu a organização do local, participação dos alunos e professores, prestigio da comunidade, enfim, o envolvimento sincero de todos. Tudo feito com bastante empenho e dedicação  comprovando que uma escola pode superar qualquer dificuldade e educar de maneira íntegra um jovem se existe essa parceria entre instituição e comunidade e, principalmente, se os professores trabalham em equipe, entre eles e com os alunos.
No dia 13 de setembro eu já havia publicado – no jornal – um texto falando sobre o planejamento dessas Olimpíadas e a criação do jornal mural “Noticiário do Claudinho”. Leia aqui. 
>Os registros são do fotógrafo Clebert Gustavo, do Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR).

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *