O cinema e a escola
Gostaria de iniciar este espaço de entrevistas trazendo o Profº João Luís de Almeida Machado, Editor do ‘Curta na Escola’, do projeto ‘Porta Curtas’. O entrevistado é professor, pesquisador e consultor em educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie; autor do livro “Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema”; responsável pelos sites ‘Escolhendo a Pílula Vermelha’ e ‘Cinema de Primeira’.
O professor João Luís foi muito atencioso quando o procurei com questionamentos sobre cinema e educação. Como coordenadora do Projeto Vamos Ler, organizo a atividade ‘Vamos Ler com Cinearte’, onde levamos os alunos ao Cine-Teatro, exibimos curtas-metragens nacionais, disponibilizados pelo ‘Porta Curtas’, e promovemos uma discussão com os jovens, mostrando que o filme é muito mais que simplesmente assisti-lo.
Confira nossa entrevista:
Talita Moretto – Professor, poderia falar um pouco sobre as vantagens do uso do cinema como suporte pedagógico?
João Luís – O cinema constitui uma arte que encanta, seduz e dá prazer a quem vê suas produções. Esta qualidade, por si só, constitui elemento importantíssimo quando pensamos em seu uso na escola. Não se pode tirar do aluno, quando trabalhamos com filmes em sala de aula, a emoção, o riso, o suspense ou a dramaticidade que lhe comove. Filmes selecionados para o trabalho na escola devem ter relação com conteúdos programáticos, competências, habilidades, valores, ética e tantos outros saberes ali trabalhados, mas ao se programar uma ação, deve-se sempre levar em conta que as produções mobilizam não apenas o intelecto e a razão, mas também as emoções, o coração. Trata-se de uma vantagem considerável que não pode ser desprezada, pelo contrário, tem que ser usada em favor da consecução do processo de ensino-aprendizagem. Os filmes legam argumento, possibilidade de paralelos e comparações com aulas e outros recursos (como livros, jornais, músicas…), facilitam a compreensão de temáticas complexas. Há, portanto, várias vantagens associadas ao seu uso.
Talita – Como o professor deve se preparar para utilizar o cinema em suas aulas?
JL – A princípio, é preciso frisar que a primeira vista parece tudo muito fácil. Seria apenas apresentar o filme e depois organizar algum tipo de debate ou tarefa. Na realidade, o trabalho começa bem antes, com a pesquisa em busca do filme mais adequado. Seu conhecimento prévio é muito necessário. Assistir antes, fazer anotações, verificar os momentos ou sequências mais interessantes para utilizar, prever e planejar as atividades a serem desenvolvidas, programar aulas e uso de outros recursos concomitantemente. Tudo isso apenas como prévia, ou seja, não é possível realizar ações sem que o professor entenda o recurso, se prepare para seu uso, conheça os filmes, programe sua utilização em aula e componha ações coerentes e relacionadas aos propósitos de seu curso. Depois disso, a aplicação leva a resultados fantásticos. A nova geração é muito ligada ao visual e, com um planejamento bem feito, os resultados são muito bons. No caso do uso dos curtas, como no ‘Curta na Escola’, é possível assistir os filmes na internet, contar com produções cujo tempo de apresentação se encaixa numa hora-aula, dispor de relatos de uso e pareceres pedagógicos elaborados por especialistas e até mesmo contribuir com experiências pessoais enviando relatos próprios e ainda participando do concurso mensal Professor-Autor e concorrendo a prêmio em dinheiro.
Talita – O cinema é capaz de enriquecer o aprendizado e agregar cultura?
JL – Cinema é cultura e, como tal, permite ler o mundo, entender sua diversidade, penetrar em diferentes espaços e realidades, viajar no tempo, comparar vivências e diferentes formas de compreender os acontecimentos. Todos estes aspectos somados às ações desenvolvidas em sala de aula representam um ganho de valor inestimável para o crescimento e maturação social, cultural, emocional e pessoal de cada aluno.
*Você terá acesso aos sites do ‘Porta Curtas’ e ‘Curta na Escola’ na lista de links ao lado*