Nova Era] Alunos discutem sobre revolução tecnológica

Unindo História e Língua Portuguesa, educadoras conseguem debater com estudantes sobre os avanços da tecnologia e influência na vida da população

Preocupados com o grande espaço que as tecnologias estão ocupando na vida das pessoas, muitas vezes de uma maneira incontrolável, as professoras do Colégio Estadual Eurico B. Rosas, em Carambeí, Dione Wujastyk, Marli Pejanoski e Sanny Duarte, decidiram unir Língua Portuguesa e História para trabalhar o tema Revolução Tecnológica com alunos do 9º ano.
Os estudantes constataram, através de reportagens publicadas no Jornal da Manhã no mês de outubro, que a evolução das permitiu muitos avanços. Eles perceberam esses impactos em notícias como a da morte de Steve Jobs, da Apple, cujas invenções mudaram a história da comunicação. A notícia sobre as Eleições 2012 e as urnas eletrônicas também destacou a rapidez com que os votos são computados. A instalação de duas fábricas taiwanesas de display do Foxconn no Brasil, cujas produções de telas sensíveis ao toque para os tablets será revolucionária no País e a charge sobre a instalação de câmeras nos ônibus, chamaram a atenção dos jovens.
Através da disciplina História, com as professoras Dione e Marli, os alunos puderam perceber que a tecnologia tem uma grande importância em nosso meio, desde que usada de forma adequada. E em Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Sanny, todos colocaram suas ideias e opiniões em textos dissertativos argumentativos. “São muitos os meios de informação encontrados diariamente na vida dos indivíduos, no entanto, o que se percebe é que os alunos têm a informação, porém pouca formação, por isso surgiu esse trabalho, onde nos unimos com intuito de promover a interação e a construção do conhecimento”, explicam as educadoras.
O trabalho despertou nos jovens a curiosidade pela história da revolução tecnológica. E para explicar esse processo, as professoras utilizaram o conhecimento prévio dos alunos, promovendo assim o aprendizado do novo, ao mesmo tempo em que integraram disciplinas e conteúdos. “O trabalho interdisciplinar é de suma importância. Essa atividade possibilitou aos estudantes destacarem seu senso crítico, criatividade, valorização da linguagem oral e escrita, conhecimento mais aprofundado da história e firmar sua autonomia”, esclarecem as professoras.

Publicado em 28 de outubro de 2011 na página “JM na Educação” (Projeto Vamos Ler | Jornal da Manhã), por Talita Moretto.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *