Na mídia: Notícia sobre maus tratos contra idosos chama a atenção de jovens
Adolescentes questionam a importância do Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa e do Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Por Talita Moretto
A notícia “Bandidos invadem casa e matam idoso a pauladas”, publicada dia 10 de abril no JM, chocou os adolescentes do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, de Carambeí. Após conhecer o fato, todos questionaram a importância da data ‘15 de Junho’ (Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa), e também do ‘18 de Maio’ (Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes). A tarefa do professor de Filosofia, Edson Corrêa Júnior, foi conversar com a turma sobre a valorização da vida, estimulando a criticidade e a importância da denúncia dos maus tratos à pessoa idosa e à criança.
O professor conta que leu, na sala de aula, o artigo “Se o Brasil fosse verdadeiramente humano, não precisaria de estatutos”, de sua própria autoria. “Neste texto, eu faço uma reflexão sobre a importância da discussão e da busca da valorização da vida e da dignidade humana. Os pressupostos são os dados alarmantes de violência moral, física e psicossocial no Paraná”, reitera.
Um questionamento foi levantado por Corrêa durante o debate: qual seria o papel deles, dos jovens, diante da situação exposta. Ele estimulou que divulgassem as informações debatidas na sala de aula e conscientizassem as pessoas de que a denúncia pode ser realizada através do ‘Disque 100’ e ‘Disque Idoso Paraná (0800-410001)’.
“Sugeri que os alguns alunos se vestissem como idosos e outros como crianças, com fita adesiva na boca, aludindo o calar e a omissão e, durante os intervalos das aulas, percorressem a escola divulgando sobre a necessidade de denunciar as violências”, conta o professor. Os estudantes perceberam que com pequenos gestos é possível alertar a comunidade e ter atitudes cidadãs.
“Os alunos puderam perceber que cada um tem papel fundamental na transformação da sociedade, que não há idade, tampouco condição social para transformar, humanizar, valorizar a vida e buscar um mundo melhor”, ressalta Corrêa.
SUGESTÃO: Assista, no Youtube, ao vídeo: “Campanha contra abuso infantil tem mensagem secreta para crianças”.
Trata-se da campanha Sólo para Niños que a Grey Espanha criou para a Fundación Anar. No outdoor, foram inseridas duas mensagens distintas, sendo que uma delas é visível somente por crianças. Eles utilizaram uma imagem lenticular – aquela que vai ficando diferente de acordo com o ângulo de visão. Para isso, eles levaram em conta que a média de altura entre adultos no país é de 1,75m, enquanto as crianças até 10 anos medem cerca de 1,35, o que possibilitaria ângulos de visão diferentes. Enquanto adultos enxergavam a mensagem de conscientização, as crianças visualizavam uma mensagem oferecendo ajuda, com o número do telefone para denúncias. A informação chegava até elas de maneira discreta, mesmo na presença do abusador.
—
Matéria publicada dia 21 de junho de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.