MáKina Cultural produz filme de longa-metragem junto com alunos de São Gonçalo/RJ
Quantas lembranças você carrega consigo do período escolar?
A escola é o ambiente mais frequentado da infância até a adolescência, e quando o sentimento que fica é bom, o vínculo nunca é rompido.
Recentemente, chegou até nós o trabalho do diretor de cinema, fundador da produtora MáKina Cultural, Antonio Jr, que produziu o filme de longa-metragem “Hemingway – Geração Perdida” com os alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier, localizado em uma região carente do município de São Gonçalo/RJ. O colégio em questão foi a instituição de ensino frequentada por Antonio da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. “Acredito que o filme contribuiu bastante para o orgulho e a autoestima da comunidade, em ver um colégio tradicional e querido pelos moradores como cenário do primeiro longa-metragem de ficção gravado na cidade, e assistido por milhares de pessoas de todo país”, destaca Antonio.
O projeto consistiu no oferecimento de oficinas gratuitas de roteiro, cinema e interpretação aos alunos e a produção de um filme para debater um assunto polêmico entre os jovens: o bullying. A gravação, que aconteceu no colégio com a participação dos próprios estudantes, durou nove dias e o resultado foi este: Assista ao Trailer.
“Quando finalizamos as oficinas um desfecho inimaginável foi receber a notícia que iríamos participar de um filme, e ver o filme acontecer pelo outro lado câmera é uma oportunidade que não se tem todo dia. As oficinas foram maravilhosas, ótimos professores e um ótimo conteúdo”, elogia o aluno Charles Alves.
Para a diretora do Colégio Adino Xavier, Delma Rezende, as oficinas contribuíram para o desenvolvimento do protagonismo juvenil a partir das oportunidades ofertadas no espaço pedagógico. “Iniciativas como esta vão ao encontro do que alguns alunos e instituições de ensino têm buscado. O projeto possibilitou ao educando descobrir seu potencial, desenvolver novas habilidades além de perceberem a escola como lugar de experiência e novas expectativas”, avalia,
Anteriormente, a MáKina Cultural desenvolveu um projeto parecido com jovens da Rocinha e do Vidigal, resultando na produção do filme Fuga da Rocinha, que já soma mais de 12 milhões de visualizações. “Achei incrível como os espectadores assimilaram bem a mensagem do perigo do envolvimento com drogas, então decidi fazer as oficinas na minha antiga escola para discutir o bullying e ampliar o debate sobre esse tema”, esclarece Antonio.
Assista ao filme completo
“A minha experiência no longa-metragem foi rica em esperança e aprendizado. Pude ter a oportunidade de conhecer mais a importância do cinema, das cores, da arte e ver os brilhos nos olhos do elenco. Às vezes, precisamos somente de uma oportunidade para começar uma nova caminhada. Agradeço de coração ao diretor, Antonio Jr, e a equipe MáKina cultural por plantar esta semente na minha vida”, relata a aluna Emily Costa.
Este ano, o projeto no Colégio Adino Xavier ganhará uma segunda edição e o tema do filme será escolhido por meio de um concurso de redação.
SOBRE O FILME
Classificado como drama e suspense, Hemingway – Geração Perdida foi lançado em setembro de 2019. Com duração de 90 minutos, o longa conta a história de Max, um garoto popular na escola que após discutir com sua professora é apelidado de “Hemingway”, tornando-se alvo de bullying de seus colegas; ele então planeja uma vingança contra todos que o humilharam.
O roteiro do filme venceu o 7º Laboratório Novas Histórias, Programa SESC/SENAC de Desenvolvimento de Roteiros (SP), o maior e mais concorrido concurso de roteiro do Brasil. Tanto o projeto das oficinas como a produção do filme são totalmente independentes e financiados com as receitas dos vídeos (curtas, longas e webséries) que a produtora mantém em seu canal no YouTube, contando apenas com a parceria institucional da SEEDUC – Secretaria de Estado de Educação (Termo de Cooperação E-03/001/6252/2016), que cedeu o colégio para a realização das oficinas e para a gravação do filme.
O projeto busca democratizar o acesso à cultura para estudantes do ensino médio e incentivar a produção audiovisual e a cultural. A proposta é utilizar a arte cinematográfica de forma lúdica como meio de discutir relevantes temas sociais, em especial as consequências da prática de bullying nas escolas, tema do projeto, e assim colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos participantes das oficinas, além de estimular o hábito da leitura, da escrita, bem como de outras atividades artísticas e culturais.
Conheça a MáKina Cultural
- Canal no YouTube – MáKina Cultural.
- Instagram: @makinacultural
- Twitter: @makinacultural
- Facebook: facebook.com/makinacultural