Livro trata do uso de reportagens de telejornal em sala de aula

modelo_capa completaNesta quinta-feira (24), acontece o lançamento do livro “Mídia e Escola – um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula” (Editora Appris), do professor e filósofo Everton Renaud, com prefácio de Guillermo Orozco Gómez

Resultado de uma pesquisa feita pelo autor no mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a obra, que é direcionada para pesquisadores, professores e estudantes de educação e comunicação, traz reflexões fundamentadas para compreender e explicar o processo de recepção mediática pela ação pedagógica do professor.

“Este livro é voltado para professores que se interessam pelo tema, que já usam o telejornal ou pretendem usar, para que conheçam uma experiência sistematizada e os métodos para a realização do trabalho. E também a estudiosos e pesquisadores, que podem ter nessa obra uma inspiração para novas pesquisas”, esclarece Renaud.

O lançamento será dia 24 de novembro (quinta-feira), a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300 – Piso 3, loja 306 – Curitiba-PR). O valor de pré-venda é R$ 44,00 no site da Editora Appris. O e-Book está sendo vendido por R$ 23,00. Também estará disponível na Livraria Cultura e na Amazon.

O autor utilizou como fonte o projeto de comunicação e educação “Televisando”, do Instituto GRPCOM, sustentado nas teorias de Paulo Freire, Jesus Martin Barbero e de Orozco Gómez. O alvo da pesquisa foi uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Palmeira-PR, a qual Renaud acompanhou durante um semestre letivo.

“Quero deixar como legado a minha visão sobre os fenômenos observados na interface comunicação e educação, e quero ter a oportunidade de compartilhar esse conteúdo em palestras e momentos de formação para professores”, assinala Renaud.

Sobre o autor

everton_altaMestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Everton Renaud é licenciado em Filosofia e pós-graduado em Gestão, Inovação e Docência na Educação a Distância. Pesquisador na interface educação e comunicação, atua como professor, consultor e palestrante com os temas: Formação de Docentes, Mídia e Educação, Tecnologia na Educação, Televisão e Escola e Gestão de Projetos em Educação e Comunicação.

 
Voltar ao topo
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram