Liberdade é Oportunidade… Uma notícia que precisa ser divulgada

Hoje compartilho com vocês um texto publicado na ADITAL JOVEM – Notícias da América Latina e Caribe – portal para o qual escrevo como colunista – sobre um grupo de jovens que foram premiados na 9ª Bienal Internacional de Rádio, que aconteceu no início de outubro no México. Confiram a experiência:

Fonte da imagem: www.inesc.org.br.

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas realizam programa de rádio Liberdade é Oportunidade

Por Karol Assunção – Jornalista da Adital

“A mídia pensa que todos [que cumprem medidas socioeducativas] são bandidos. Se tem 100%, 10% não quer mudar, 90% quer. Pelo fato da mídia tá dizendo isso daí, a sociedade acredita”. O desabafo é de uma adolescente que cumpre medidas socioeducativas em Brasília-DF, no programa “Liberdade é Oportunidade”. Ela e outros 19 adolescentes participaram, neste ano, do Projeto Onda, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a KNH.

O programa foi resultado de oficinas de rádio e debates realizados pelo projeto no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE) – Vídeo com depoimentos das meninas do CAJE -, em Brasília. De acordo com Márcia Acioli, coordenadora do Projeto Onda, a iniciativa contou com a participação de vinte meninos e meninas de 16 a 19 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas e dez jovens de 17 a 20 anos que integram o Projeto em outros espaços. “Um dos trabalhos do projeto foi colocar vários adolescentes em diálogo, gerar uma troca entre adolescentes livres e internos”, comenta.

Antes de produzir o programa, os adolescentes receberam formações sobre direitos humanos, participação política, sociedade democrática e oficinas de comunicação, incluindo leitura crítica da mídia e noções de rádio. O resultado foi o “Liberdade é Oportunidade”, programa de quinze minutos produzido pelos próprios jovens e que discute questões como preconceito, desigualdade de oportunidades entre meninos e meninas dentro da instituição, ressocialização e olhar da mídia sobre eles.

“O programa mostra o que eles queriam falar para o mundo. E eles tinham uma crítica muito pesada de como a mídia os retratava, com preconceito. Eles disseram que a mídia não os retratava, sequer os ouvia [nas situações de conflito com a lei]”, afirma Márcia, lembrando que os jovens não queriam justificar o erro, mas apenas “não serem retratados como monstros que só cometem atos infracionais”.

Como diz a coordenadora do projeto, a intenção do programa é fazer a voz desses adolescentes ecoar, “extrapolar os muros da instituição”. Meta que foi alcançada através do programa. No início deste mês, o produto de comunicação ficou em terceiro lugar na categoria Jovens para Jovens do concurso da 9ª Bienal Internacional de Rádio, que aconteceu no México. “Foi muito emocionante. Mostra que o que eles têm a dizer é relevante, muito importante para o mundo ouvir. A gente fica sem palavras”, diz Márcia Acioli ao comentar sobre o prêmio.

A troca de experiências: Os que integram o projeto em outros espaços também puderam conhecer outras realidades. Foi o caso de Pedro Couto, educador de 20 anos de idade que participa do Projeto Onda desde o início (2007). “Fiz parte da primeira geração do projeto e atualmente sou educador para passar a experiência do que aprendi e facilitar várias oficinas de Direitos Humanos”, explica.

O jovem participou das oficinas no CAJE e comenta que foi enriquecedor. “São experiências que levam a gente a entrar em contato com diversas realidades, a ter possibilidade de diálogo, conhecer outros jovens”, comenta, lembrando também experiências que teve em escolas de outras localidades.

O Projeto Onda: adolescentes em movimento pelos direitos é uma iniciativa do Inesc que leva a discussão de direitos humanos e orçamento público a escolas públicas do Distrito Federal e Goiás. O projeto existe desde 2007 e atua em onze escolas, incluindo comunidades quilombolas e ribeirinhas.

O programa de Rádio, que foi finalizado com a ajuda da Agência Radioweb, está disponível na página do Inesc. Lá também é possível ter acesso a um vídeo gravado por duas adolescentes que relatam a experiência de ter participado do projeto.

Texto originalmente publicado no portal Adital Jovem.

 

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